UM LIVRO POR SEMANA: No Teu Deserto

Sugestão de Gonçalo Silva
21/06/2018

No Teu Deserto é um livro de homenagem a uma pessoa conhecida em situações especiais e ao deserto. É um livro de nostalgia em relação a essa pessoa e ao deserto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


No Teu Deserto


Nome: “No Teu Deserto”
Autor: Miguel Sousa Tavares
Editora: Oficina do Livro
Modo/género literário: Narrativo/Romance

No Teu Deserto é um livro de homenagem a uma pessoa conhecida em situações especiais e ao deserto. É um livro de nostalgia em relação a essa pessoa e ao deserto.

Neste “quase romance” de Miguel Sousa Tavares, assistimos à descrição de uma viagem iniciada em novembro de 1987 pelo próprio Miguel S. Tavares ao deserto do Sahara, na companhia da jovem Cláudia. Durante quarenta dias, Miguel e Cláudia atravessaram as paisagens áridas de África e viveram uma experiência marcante. A intimidade entre os dois avança para um sentimento amoroso, que floresce da cumplicidade naquela situação adversa: solidão, silêncio, paisagens inóspitas, etc.

Vinte anos depois, Miguel S. Tavares descobre ocasionalmente que Cláudia tinha falecido e decide contar a história desse amor para manter a felicidade desse encontro na memória.

Sem qualquer dúvida, é um livro bastante interessante e um livro que contém muitos pormenores cruciais à compreensão do texto e que o escritor os relatou sem tornar o livro tedioso. Este é, na minha opinião, um livro cheio de emoções e sentimentos que se vão despertando à medida da leitura do livro.

Recomendaria esta obra aos sonhadores, aos viajantes, aos apaixonados e aos amantes da vida, pois o romance é a história em si, o modo como tudo é transparecido para o leitor. Posso afirmar que este foi, sem dúvida, o melhor livro que já li até hoje.


Sugestão de leitura do aluno Gonçalo Couto da Silva, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS