UM LIVRO POR SEMANA: Loucura

Sugestão de Ana Barbosa
09/01/2018

Mário de Sá-Carneiro narra a história da vida do seu amigo e explica as razões que o conduziram à loucura do suicídio.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Loucura


Nome: Loucura
Autor: Mário de Sá-Carneiro
Editora: estante editora
Modo/género literário: Narrativo/Novela

Mário de Sá-Carneiro narra a história da vida do seu amigo e explica as razões que o conduziram à loucura do suicídio.

Raul era diferente de todos os outros. Mostrava ideias loucas e, por vezes, sinistras, mas, aos olhos de Sá-Carneiro, Raul era apenas um grande artista, um excelente rapaz que mostrava também uma incompreensível criatura presa em si.

Num baile ao qual veio a acompanhar o seu amigo, conheceu o grande amor da sua vida, a Marcela, com quem veio a casar e encontrar a felicidade na qual não acreditava. Marcela era tudo o que um homem precisava e o que uma mulher invejava. Tinha um corpo alto e esguio, contornado pelas suas belas curvas. Raul orgulhava-se de a ter ao seu lado e de poder dizer que ela era apenas, e só, dele. Eles amavam-se não como dois esposos que eram, mas como dois amantes. A liberdade da paixão era o principal para serem felizes. Entregavam-se um ao outro de tal maneira que era raro o pedaço de carne que não era beijado.

Após o seu casamento, Raul não demonstrava a sua insensatez, parecia diferente e calmo, mas a sua loucura veio a dar sinais passado pouco tempo. O mesmo chegou a atraiçoar o seu maior amor. Marcela veio a descobrir da traição do marido e, desde esse momento, passou a desconfiar deste, dos seus sentimentos por ela, da sua paixão por ela, até ao dia que voltou a acreditar nele. Mesmo que Marcela afirmasse acreditar no amor que Raul dizia sentir por ela, este prometeu-lhe dar uma prova do seu amor.

Depois, o sentimento de culpa por não conseguir provar realmente o seu amor e a ideia de envelhecer andou a perturbar-lhe a cabeça, até encontrar uma solução para o problema. Raul achava que um homem só amava uma mulher por esta ser bonita, pela sua aparência e que ninguém amava uma mulher feia, de um corpo de carne mole e envelhecida. Então, ele quis provar a Marcela que, mesmo que ela fosse feia, ele continuaria a amá-la. O seu amor por ela era um sentimento tão forte e puro que era capaz de a amar mesmo sendo horrível. Para provar o seu amor, este tomou uma decisão louca, tentando queimar o belo rosto de Marcela. Ainda que desesperada, Marcela conseguiu escapar da insanidade de Raul e esquivar-se. Deste modo, enterrado na própria escuridão, Raul acaba por se suicidar.

Portanto, amar mais que um simples corpo, uma aparência era sem dúvida a maior prova de amor. Amar da maneira que o Raul queria amar era uma loucura. A sua prova de amor foi quase perfeita, não fosse a loucura estragar tudo.



Sugestão de leitura da aluna Ana Catarina Vieira Barbosa, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS