UM LIVRO POR SEMANA: Lourenço Marques

Sugestão de Yazid Sualé Trigo
30/05/2018

“Lourenço Marques” é um livro escrito por Francisco José Viegas, publicado em 2002, e passa-se num país africano que é Moçambique.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Lourenço Marques


Nome: “Lourenço Marques”
Autor: Francisco José Viegas
Editora: Edições ASA
Modo/género literário: Narrativo/ Romance

“Lourenço Marques” é um livro escrito por Francisco José Viegas, publicado em 2002, e passa-se num país africano que é Moçambique.

Primeiramente, é importante referir que o livro contém algumas palavras e expressões da língua tradicional de Moçambique que é o “changana”, e que algumas destas palavras são de difícil compreensão para o leitor que não percebe essas citações no livro.

De seguida, referir que, na minha opinião, o livro é muito bom por retratar a cultura, vida e alguns dos costumes dos moçambicanos, neste caso, o seu estilo de vida. Durante a história, o autor faz referências à maneira como estes se cumprimentam, como falam uns com os outros e até como os portugueses olhavam para os moçambicanos depois da época colonial e militar (“contam anedotas baixinho, sobretudo se são anedotas sobre pretos, piscam o olho, riem” - pág.24).

Apesar de haver estes pontos positivos, o livro é de romance, o que, em algumas partes do mesmo, faz com que a história não se desenvolva muito bem.

Concluindo, este livro é muito bom e é um amigo para vida, por mostrar a visão de cada povo, português e moçambicano, em relação à situação atual de Moçambique depois da guerra colonial.


Sugestão de leitura do aluno Yazid Sualé Trigo

 

GALERIA DE IMAGENS