UM LIVRO POR SEMANA: Auto da Índia

Sugestão de Marta Rocha
23/01/2018

Gil Vicente foi o autor desta obra, não só desta como também de "Auto da Barca do Inferno" e "Auto da Alma", onde a sua principal intenção é criticar a sociedade daqueles tempos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Auto da Índia


Título: "Auto da Índia"
Autor: Gil Vicente
Editora: QuidNovi
Modo/ Género literário: Dramático


Gil Vicente foi o autor desta obra, não só desta como também de "Auto da Barca do Inferno" e "Auto da Alma", onde a sua principal intenção é criticar a sociedade daqueles tempos.

Neste auto, é retratada, de início ao fim, uma intriga, onde surgem imensas características pessoais das personagens presentes, como é o exemplo do adultério, cumplicidade, falsidade e o facto de haver personagens interesseiras, ociosas e oportunistas, e ainda a vulnerabilidade. Como se pode ver, não são as melhores características que uma pessoa pode ter. O certo é que era exatamente o que se passava naquela época.

Esta obra é um retrato de vida do século XVI, foi encenada à rainha D. Leonor pela primeira vez em 1509 em Almada. O Auto da Índia fala do adultério como consequência das viagens dos Descobrimentos. Constança (Ama), insatisfeita com o seu marido e, ao que tudo indica, casada apenas por interesse, arranja dois amantes (um castelhano e um português chamado Lemos) enquanto o marido está numa viagem com destino à Índia.

A cena desenrola-se em sua casa (Lisboa), com a cumplicidade a contragosto de sua empregada, designada somente por Moça, que tenta a todo o custo defender a moral do seu Senhor. No final do auto, o marido retorna a casa e Constança, cheia de cinismo e falsidade, com toda a naturalidade, recebe-o de braços abertos, uma vez que este iria voltar cheio de riquezas. Mas tal não se verificou, visto que o capitão da navegação havia ficado com todas as riquezas trazidas da Índia.

Em suma, devo dizer que este livro é único, pois, de uma certa forma, faz uma ligação com os dias de hoje e consegue "agarrar" o leitor até ao fim do mesmo.


Sugestão de leitura de Marta Daniela da Rocha, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS