UM LIVRO POR SEMANA: Frei Luís de Sousa

Sugestão de Gonçalo Silva
27/02/2019

Frei Luís de Sousa possui o drama que se desmorona sobre a família de Manuel de Sousa Coutinho e D. Madalena de Vilhena. O medo e os presságios de Madalena de que a paz e a felicidade familiar possam estar em perigos tornam-se reais.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Dado o incêndio no final do Ato I, os acontecimentos da história sofrem uma grande alteração e a tensão precipita-se ao longo do drama. E, no palácio que pertencera a D. João de Portugal, a ação alcança o seu clímax, pois uma série de recordações e vivências surgem em prol da aparição de um Romeiro com uma identidade questionável.


Respeitando a lógica do teatro clássico, uma intriga é alimentada e culmina-se num desfecho dramático, com as emoções ao rubro: a morte de Maria, que corresponde também à morte de Manuel e Madalena.


É uma obra constituída por uma ação interessante, com personagens bem trabalhadas e, certamente, com o drama bem presente nos últimos ápices da obra. A linguagem nem sempre tão esclarecedora obriga o leitor a esforçar-se mais para a leitura.


Recomenda-se o livro para os interessados pela história de Portugal e, também, pela intensidade da ação. Será um livro que ficará na memória!


Nome: “Frei Luís de Sousa”
Autor: Almeida Garrett
Editora: Porto Editora
Modo/género literário: Dramático/Drama

Sugestão de leitura do aluno Gonçalo Couto da Silva, do 10.º H2.

 

GALERIA DE IMAGENS