UM LIVRO POR SEMANA: Dispersão

Sugestão de leitura da aluna Sofia Mota
12/04/2019

“Dispersão” é uma antologia constituída por doze poemas que, apesar do título contraditório, apresenta obras líricas que funcionam como uma sequência entre si.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Separação em diferentes partes é o significado da palavra escolhida por Mário de Sá-Carneiro para ocupar o local da designação do livro, o que é incompatível com o conteúdo, uma vez que considero que, à medida que vamos lendo os poemas, ficamos a perceber melhor a situação em que o sujeito poético se encontra e a temática da obra completa.


Em todo o livro, mas especialmente nos poemas que selecionei (“Quase” e “Além-Tédio”), podemos observar que o sujeito lírico se encontra num estado de desgaste, melancolia e angústia, não conseguindo valorizar tudo o que o rodeia e até mesmo a sua própria vida.
Através da gradação crescente presente nos títulos dos poemas, desde “Partida” (nome do primeiro poema) até “A Queda” (nome do último poema), apercebi-me de que era possível constatar um agravamento dos problemas emocionais do sujeito poético, bem como a introdução de conceções suicidas (“E giro até partir... Mas tudo me resvala / Em bruma e sonolência […] / Não me pude vencer, mas posso-me esmagar […]” – poema A Queda), pelo que é viável relacionar a vida pessoal do escritor com as ideias que transmite para o papel.


Recomendo a leitura desta antologia, visto que se insere numa corrente literária diferente do Romantismo e também porque reconheço que, a partir desta obra, conseguimos perceber um pouco melhor a inadaptação de Mário de Sá-Carneiro ao mundo e a procura incessante do verdadeiro “eu”.


Nome: Dispersão
Autor: Mário de Sá-Carneiro
Editora: Public Domain Book
Modo: Lírico

 

Sugestão de leitura da aluna Sofia Mota, do 11.º LR

 

GALERIA DE IMAGENS