UM LIVRO POR SEMANA: Poemas de Deus e do Diabo

Sugestão de João Santos, do 10.º H2
08/07/2019

“Poemas de Deus e Do Diabo” podia ser mais um livro de poesia romântica, mas afirma-se como uma reflexão espiritual entre Deus e o Diabo, onde o Homem está inserido.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Com efeito, o autor dá a conhecer ao leitor a dicotomia entre Deus e o Diabo. Segundo ele, Deus é uma realidade absoluta, que corresponde ao bem. Por outro lado, Diabo é uma espécie de aparência, correspondendo ao mal. Ambos têm poder sobre o Homem, desde que o mesmo nasce. Quando lhe é atribuída a possibilidade de escolha, o ser humano vacila, uma vez que ambos são atrativos.


Esta problemática é abordada sob a forma de interrogações retóricas, proporcionando ao leitor uma reflexão interessante sobre os valores éticos. Contudo, o vocabulário intrincado, a extensão dos capítulos e alguns momentos deprimentes podem levar a que o leitor tenha uma experiência de leitura menos boa.


Concluindo, “Poemas de Deus e do Diabo” aborda o conflito entre a parte divina e demoníaca do ser humano e conduz-nos a uma reflexão de pendor maniqueísta (filosofia que divide o mundo entre o bem e o mal).


Título: “Poemas de Deus e do Diabo”
Autor: José Régio (José Maria Dos Reis Pereira).
Editora: quási.
Modo/género literário: Lírico/Poesia



Sugestão de leitura do aluno João Santos, do 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS