UM LIVRO POR SEMANA: Fanny Owen

Sugestão de Mariana Silva
05/12/2018

O livro que escolhi conta a impetuosa história de Fanny Owen, Camilo Castelo Branco e José Augusto de Magalhães. Para além disso, é o perfeito retrato da época que relata.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O livro que escolhi conta a impetuosa história de Fanny Owen, Camilo Castelo Branco e José Augusto de Magalhães. Para além disso, é o perfeito retrato da época que relata.

José Augusto e Camilo são dois amigos de carácter complicado. Camilo, um homem de puras sensações, acusa, frequentemente, José Augusto, homem obsessivo e de desprezo pelas mulheres, de não ter alma (“Não invejo um homem que não se define, nem na consciência, nem na experiência.”). Camilo começa a trocar cartas com Fanny, uma moça doce e tranquila, filha do coronel inglês Hugh Owen. Esta “representa um laço profundo com aquela zona misteriosa da rivalidade dos homens que tanto tem que ver com a ferocidade submetida à conveniência”.

Toda a história que vem a partir desta ação inicial transporta-nos para o período em que o enredo se desenrola. Apesar do seu discurso complexo, Agustina Bessa-Luís obriga- nos a apaixonar pela jovem, objeto de mero entretenimento para estes dois homens orgulhosos.

A ingenuidade da vítima de tal jogo de conquista força-nos à rendição pelas suas páginas. Acabamos até por sentir uma certa empatia pela mártir de tal brincadeira entre os dois aliados. O seu final trágico faz-nos levar a sua história no coração, lembrando-nos sempre da sua inocência violada pelas mãos de dois senhores pretensiosos.

Título: “Fanny Owen”
Autor: Agustina Bessa-Luís
Editora: Guimarães
Modo/género literário: Narrativo/Romance histórico

 

Sugestão de leitura da aluna Mariana Raquel Santos Silva, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS