UM LIVRO POR SEMANA: Sobrei da história dos meus pais

Sugestão de Bárbara Brandão
17/10/2019

Graça Gonçalves, como nos restantes livros da sua autoria, pretende transmitir sentimentos e transparecê-los através de palavras simples e que nos motivem.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A autora conta a história de uma menina chamada Mariana que tinha uma grande relação de proximidade com os seus pais, até jogava a um jogo que se chamava “Laço por um abraço” com o pai. Sempre, antes de ir para a escola. O pai apertava-lhe os cordões em troca de um abraço, até que este jogo de ternura se foi perdendo quando o pai a decidiu abandonar sem sequer dizer nada. Mariana ainda tentou mantê-lo por perto com a frase “Um laço por um abraço?”, mas o pai simplesmente decidiu partir.


Mais tarde, quando ela achava que não podia acontecer mais nada que a impedisse de ser feliz, ouve uma conversa da mãe e de uma amiga em que a mãe refere que voltou a encontrar um amor antigo e vai ter de abandonar Mariana. Esta teve bastante vergonha de dizer aos seus colegas que os seus pais a abandonaram. Então, sempre que essa questão era referida na escola, esta dizia “Eles emigraram”.


Este livro, embora seja pequeno e fácil de ler e interpretar, é um livro cheio de sentimentos e emoções, pelo que, se queres saber o que aconteceu à relação da Mariana com os seus pais, ou se ela teve de lidar com a ausência deles para sempre, é só leres o livro!


Título: “Sobrei da história dos meus pais”
Autor: Graça Gonçalves
Editora: Gostar
Modo/género literário: Modo narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Bárbara Brandão do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS