UM LIVRO POR SEMANA: Ensaio sobre a Cegueira

Sugestão de Miguel Costa, do 10.º H2
20/01/2020

“Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, é um livro de carácter romântico, onde nos são apresentadas várias personagens, como, por exemplo, o médico, a mulher do médico, o taxista, a mulher de óculos escuros, entre outras. Aliás, um ponto de extrema importância é o facto de o autor não dar um nome “próprio” a nenhuma das personagens.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Ensaio Sobre a Cegueira” não é um livro sobre uma doença de origem “fisiológica”, nem se trata de castigo divino (tal como algumas das personagens acreditam ser). Numa determinada parte, através da mulher do médico, José Saramago mostra o que pode significar a cegueira: “a mulher do médico compreendeu que não tinha qualquer sentido, se o havia tido alguma vez, continuar com o fingimento de ser cega, está visto que aqui já ninguém se pode salvar, a cegueira também é isso, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança.” Quem vê é quem percebe a crueldade do capitalismo (uma crítica que pode ser causada devido às opiniões políticas do autor) e não aceita viver nesse mundo sem esperança. Já os cegos transformam-se virando-se uns contra os outros e acabando por mostrar as faces mais sombrias do ser humano. A cidade vai-se transformando num caos, onde cada cego luta pela sua sobrevivência, entregando-se de tal forma ao desespero, que acabam por abandonar qualquer traço de humanidade.


No trecho do livro “Ensaio Sobre a Cegueira” transcrito abaixo, o autor usa a figura da mulher do médico e do velho ditado “O pior cego é aquele que não quer ver”: “Abramos os olhos, Não podemos, estamos cegos, disse o médico, É uma grande verdade a que diz que o pior cego foi aquele que não quis ver, Mas eu quero ver, disse a rapariga dos óculos escuros, Não será por isso que verás, a única diferença era que deixarias de ser a pior cega”.


Na visão de José Saramago, o ser humano, moralmente e culturalmente, é selvagem, egoísta e dominado por maus apetites. José Saramago pretende demonstrar com o livro “Ensaio Sobre a Cegueira” que o ser humano, bruto e quase animal, precisa de ser controlado, os seus apetites precisam de ser domados e precisa da ordem e da justiça social que apenas o comunismo pode garantir, que, mais uma vez, é explícito pelas crenças do autor.


Gostei bastante do livro, e particularmente da escrita do autor, da forma crua e fria com que o autor nos mostra o que quer transmitir com o livro. É um livro muito difícil de ler, não só pela sua escrita mas pelo facto de serem 300 páginas de aflição e constantes arrepios.

 

Título: “Ensaio sobre a Cegueira”
Autor: José Saramago
Editora: Porto Editora
Modo/género literário: Narrativo/Romance


Sugestão de leitura do aluno Miguel Costa, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS