Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa no CIC

Pelos alunos do 10.º H2, Nádia Andrade
e Prof. Pedro Figueiredo
06/05/2021

No dia 5 de maio de 2021, no âmbito da celebração do dia Mundial da Língua Portuguesa, a turma H2 do 10.° ano participou, a convite da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, em reunião, pelas 14h00, via plataforma “Zoom”, e em interdisciplinaridade (Literatura Portuguesa e Inglês) e trabalho cooperativo entre os Grupos Disciplinares de Línguas Românicas e de Línguas Germânicas do CIC.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Dirigida e moderada por Krystle Norman (Oficial Adjunta de Relações Públicas da Embaixada dos EUA em Lisboa), com a participação especial da cônsul norte-americana em Ponta Delgada, nos Açores, Kathryn Hammond, além de alunos de cinco escolas aderentes, incluindo o CIC, testemunhou-se a importância da Língua Portuguesa sob o olhar, pensar, sentir e falar/comunicar de um estrangeiro, expressando-se quer em português quer em inglês.


Assim, Kathryn, além de ter respondido a perguntas dos alunos, falou do seu percurso de vida, destacando a sua estadia em vários países (Brasil, Afeganistão, Sudão e, atualmente, Portugal – em Ponta Delgada), a sua paixão pela profissão que exerce no Consulado a nível da segurança, bem assim como sublinhou a importância de saber falar português, incluindo o seu valor para o mercado de trabalho global.


Em suma, tratou-se de um espaço e de um tempo para assinalar esta efeméride durante as duas aulas de Literatura Portuguesa com a presença da Dr.ª Emília Macedo, delegada do Grupo Disciplinar de Línguas Germânicas e responsável pelo Clube Internacional, ateliê do CIC, e do docente da disciplina, Dr. Pedro Figueiredo.


Assinale-se que o Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído há precisamente dois anos, no dia 5 de maio de 2019, na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. Por isso, a Direção-Geral da Educação lançou uma edição do seu boletim digital “NOESIS” inteiramente dedicada à comemoração deste día, visando contribuir para o justo reconhecimento da relevância global da língua portuguesa, ela própria uma afirmação de diversidade. Este número editorial especial poderá ser consultado através da hiperligação seguinte:

Leia aqui a notícia.

 


Pelos alunos do 10.º H2,
Nádia Andrade
e Prof. Pedro Figueiredo

 

 

GALERIA DE IMAGENS