JORNADA DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA TODOS OS DOCENTES DO CIC

CIC
05/02/2021

Aproveitando esta interrupção letiva imposta pelo Governo, com o objetivo de travar a pandemia que nos assola, numa fase em que iremos reiniciar as atividades letivas, todos os Docentes do CIC tiveram a oportunidade de, durante o dia 4 de fevereiro, refletir e partilhar conhecimentos e estratégias no sentido de aprimorar a sua prática educativa num contexto de ensino a distância.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta Jornada iniciou-se com uma palavra de boas vidas do Pe. José Maia, Presidente do Conselho Diretivo e Representante da Entidade Titular, que, no momento, agradeceu a presença do convidado que orientou os trabalhos durante a manhã, assim como um agradecimento a todos os Professores pelo trabalho que têm vindo a realizar. Seguidamente, o Eng.º Evaristo Moreira, responsável pelo LIPCIC (Laboratório de Inovação Pedagógica do CIC) fez uma breve apresentação do Dr. Alfredo Leite, reiterando os agradecimentos pela sua presença e disponibilidade.


Após este primeiro momento, iniciaram-se os trabalhos: durante a manhã, através da Plataforma Zoom, sob a orientação do Dr. Alfredo Leite, licenciado em Psicologia (ramo educacional) e especialista no desenvolvimento de competências de comunicação, refletiu-se sobre o tema "Educação em tempos de pandemia: a resiliência, a motivação e a confiança”.


Conceitos como a resiliência, motivação e confiança são imprescindíveis em qualquer fase da vida ou contexto profissional, mas assumem um relevo ainda maior na atual situação pandémica, designadamente nos contextos educativos.


Foi uma comunicação muita assertiva, clara e com muito sentido de humor, tendo-se revelado muito enriquecedora para todos.


De tarde, através da Plataforma Microsoft Teams, o Eng.º Evaristo Moreira e o Dr. Filipe Camarinha promoveram junto de todos os Professores uma reflexão sobre "Pontos Chave do E@D", utilizando como metodologia o trabalho colaborativo. O melhor trabalho é sempre aquele que é feito em equipa.


“Há décadas onde não acontece nada e há semanas onde se passam décadas”. Efetivamente, a pandemia que o mundo atravessa coloca-nos grandes desafios. Com esta Jornada de Formação, o Colégio Internato dos Carvalhos, através do LIPCIC, mostra, uma vez mais, que é uma Instituição sempre atenta “ao mais urgente, oportuno e eficaz”, à semelhança do seu Patrono, Santo António Maria Claret (1807-1870) - Fundador da Congregação dos Missionários Claretianos (1849).


Aproveitamos a oportunidade para reiterar o apelo de cumprirmos com o nosso dever cívico de permanecer em casa, respeitando todas as indicações das Entidades Competentes, colocando o Bem Comum acima de todos os interesses individuais. É nos momentos de maior indecisão e fragilidade que a sensação de pertença tem mais significado e é mais urgente.


Votos de muita saúde para todos!

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS