Jornada Formativa para todos os Docentes do CIC com o contributo do Professor Gonçalo Xufre, consultor da OCDE na Área da Educação.

CIC
22/07/2021

Com os olhos postos no presente e no futuro, sempre com o objetivo de inovar, o CIC realizou uma Jornada Formativa para todos os Professores. Realizou-se no dia 21 de julho, mas, devido à situação pandémica que infelizmente persiste em manter-se, bem assim como à alteração do nível de risco no concelho de Vila Nova de Gaia, decorreu “on-line”, através da Plataforma Microsoft Teams, e foi subordinada aos temas COMPETÊNCIAS e AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS APRENDIZAGENS.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Quando olhamos e pensamos na educação dos nossos jovens, é imprescindível ter no horizonte o futuro. Um futuro dinâmico que se constrói a cada segundo, a cada descoberta e com o contributo de todos nós. Um futuro que inquieta, mas que convida cada jovem a estar preparado para os desafios da inovação, do conhecimento, do mundo tecnológico, mas também dos direitos humanos, da responsabilidade social e ambiental, da interculturalidade, da diversidade, entre outros.


(…) Hoje, no mundo educativo, reflete-se muito sobre a flexibilidade curricular, a inovação pedagógica e a necessidade de ir ao encontro da especificidade de cada aluno”. (Projeto Educativo do CIC)


Com os olhos postos no presente e no futuro, sempre com o objetivo de inovar, o CIC realizou uma Jornada Formativa para todos os Professores. Realizou-se no dia 21 de julho, mas, devido à situação pandémica que infelizmente persiste em manter-se, bem assim como à alteração do nível de risco no concelho de Vila Nova de Gaia, decorreu “on-line”, através da Plataforma Microsoft Teams, e foi subordinada aos temas COMPETÊNCIAS e AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS APRENDIZAGENS.


Pelas 10h30, o Presidente do Conselho Diretivo do CIC e representante da Entidade Titular, Pe. José Maia, deu as boas-vindas a todos os Docentes e formulou votos de que possam estar a recuperar as energias despendidas nesta última etapa do ano letivo.


Deixou, também, uma palavra sobre a necessidade de formação no CIC num futuro próximo. Continuou fazendo uma referência à marca CIC – Colégio Internato dos Carvalhos – Conhecimento, Inovação e Competências.


Terminou com um agradecimento ao Professor Dr. Gonçalo Xufre, por dinamizar a atividade da manhã, referindo, na ocasião, que o Professor Gonçalo Xufre será Assessor Científico-Pedagógico do CIC, ajudando-nos a encarar os próximos tempos com otimismo e confiança, pois serão, certamente, desafiantes.


De seguida, passou a palavra ao Eng.º Evaristo Moreira, Vogal da Direção Pedagógica responsável pelo LIPCIC (Laboratório de Inovação Pedagógica do CIC), que reiterou os agradecimentos ao Professor Gonçalo Xufre e que partilhou alguns dados biográficos do mesmo, a saber: Professor no Instituto Politécnico de Lisboa desde 1998; Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional de 2011 a 2018; Membro da equipa do PISA para as Escolas na OCDE de 2018 a 2020; e consultor da OCDE na Área da Educação e Competências e Coordenador Nacional do projeto PISA para as Escolas em Portugal desde 2020.


Esta jornada formativa prosseguiu com a sua dinamização pelo Professor Gonçalo Xufre que começou por sublinhar a satisfação por este convite, dado que sempre se identificou com a filosofia e com o modelo e oferta formativa do CIC. A sua apresentação, subordinada ao tema “Competências”, teve como “fio condutor” os seguintes tópicos de reflexão: Conceitos; De onde vimos; Um Rumo; O Caminho; A Seguir?


Durante a sua exposição, refletiu-se sobre a origem e a evolução histórica do conceito “COMPETÊNCIA”, o que são as competências (sobretudo associadas ao conceito de ação), até à forma como se avaliam as competências – devendo avaliar-se competências e não inteligências.


No final da apresentação do Professor Gonçalo Xufre, houve espaço para uma partilha de ideias. Foi uma conferência bastante clara e muito enriquecedora.


Encerrou os trabalhos da manhã o Dr. José Pedrosa, Diretor Pedagógico do CIC, que, após uma saudação e agradecimento ao Professor Gonçalo Xufre, sublinhou a importância e pertinência dos tópicos abordados durante a apresentação, destacou a história centenária do CIC, sobretudo as últimas quatro décadas em que apostou num ensino mais profissionalizante e concluiu dizendo que o CIC sempre deu um contributo muito valioso no contexto do ensino em Portugal, mostrando-se convicto de que assim continuará a ser no futuro.


Ainda antes da pausa para almoço, o Pe. José Maia reiterou os agradecimentos ao Dr. José Pedrosa por todo o esforço e dedicação à “Causa CIC”, já que, como é do conhecimento de todos, passará à condição de aposentado a partir de agosto.


De tarde, refletiu-se sobre AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS APRENDIZAGENS, pelo que se realizou uma partilha de projetos e boas práticas pedagógicas desenvolvidas no CIC, já levadas a cabo no Colégio por muitos Docentes, tal como já vem sendo habitual em momentos formativos anteriores.


Após uma pequena pausa, por volta das 15h30, decorreu a apresentação dos resultados da reflexão sobre Avaliação Pedagógica das Aprendizagens, um trabalho que tem vindo a ser feito no Colégio através de um grupo de Docentes em parceria com o LIPCIC – Laboratório de Inovação Pedagógica do CIC.


O encerramento dos trabalhos aconteceu por volta das 17h15, tendo, na ocasião, o Eng.º Evaristo Moreira destacado a participação de muitos professores durante a atividade, quer no que diz respeito à partilha de boas práticas pedagógicas, bem assim como na apresentação dos resultados sobre a Avaliação Pedagógica das Aprendizagens, sinónimo de que o Corpo Docente do CIC continua comprometido e envolvido com o seu Projeto Educativo.


De seguida, o Diretor Pedagógico, Dr. José Pedrosa, agradeceu a disponibilidade e participação de todos, referiu que fora um dia muito produtivo, com ideias enriquecedoras para todos, tendo formulado votos de umas excelentes férias, de muita saúde, bem assim como das maiores felicidades para todos.


Com efeito, esta Jornada Formativa foi mais um contributo para continuarmos a ser uma “Escola de Futuro com Valor(es)”, pois, “quando olhamos e pensamos na educação dos nossos jovens, é imprescindível ter no horizonte o futuro. Um futuro dinâmico que se constrói a cada segundo, a cada descoberta e com o contributo de todos nós”.


Votos de muita saúde e de umas excelentes férias para toda a Comunidade Educativa do Colégio Internato dos Carvalhos: Órgãos Diretivos, Colaboradores Docentes e Não Docentes, Pais, Encarregados de Educação e Alunos.

 

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS