UM LIVRO POR SEMANA: Que Farei com Este Livro?

Sugestão de Rafaela Evaristo
11/02/2021

«Que farei com este livro?» foi uma obra escrita por José Saramago, publicada em 1980, que nos fala sobre a luta de Luís de Camões para publicar o seu livro «Os Lusíadas», que, no fim, acaba por ser publicado.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O livro começa com um longo prefácio, escrito por Luiz Francisco Rebello, e de seguida faz uma apresentação das personagens presentes ao longo deste livro.


Efetivamente, não é uma das minhas obras favoritas pelo facto de não apreciar textos dramáticos, porém não desgosto totalmente deste livro, pois achei que apresenta uma história bastante interessante.


Contudo, através desta leitura obtive uma visão de um momento histórico de Portugal no século XVI, conseguindo assim analisar algumas questões políticas, culturais e económicas. Dentro dessas questões, observei o papel da censura, que, além desse problema, Camões tinha ainda problemas económicos, e a influência da peste negra na vida dos habitantes em Lisboa.


Saí um pouco da minha zona de conforto pelo facto de não apreciar textos dramáticos e acabei por ficar satisfeita com a minha escolha.


Por fim, aconselho a leitura desta obra, pois, através dela, consegue-se ter uma noção de um momento importante, ocorrido no passado, tanto a nível social, como a nível cultural e económico.

 

Título: «Que Farei com Este Livro?»
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo/género literário: Dramático / Teatro


Sugestão de leitura da aluna, Rafaela Alexandra Oliveira Evaristo do 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS