UM LIVRO POR SEMANA: A Selva

Sugestão de Maria Inês Chaminé
23/03/2021

No âmbito do Projeto Individual de Leitura, na disciplina de Literatura Portuguesa, tive o gosto de ler o livro “A Selva”, de Ferreira de Castro, uma obra ilustre que descreve a vida de um senhor, Alberto, na floresta Amazónia.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O livro contém inúmeras descrições, desde da viagem para o Seringal, até à maravilhosa, mas, por outro lado, perigosa floresta e a vida de escravidão dos seringueiros.


Esta obra é baseada na experiência do autor, uma parte da vida dele, foca-se na vida de Alberto, como ele foi parar à extração da borracha, como ele reagiu, o que viu, o que passou, as pessoas que conheceu e as aventuras que vivenciou. Mas também na beleza da floresta e na vida terrível em que os seringueiros se viam anos e anos. Os seringueiros eram indivíduos que viviam em situações difíceis, ou seja, não tinham dinheiro para se sustentar ou à sua família; vistos nesta situação, eram aliciados, por alguém da confiança do patrão, a trabalhar na esperança de ganhar muito dinheiro, como essas tais pessoas lhes prometiam.


É um livro interessante e de fácil leitura, porém, no início, não me cativou muito, pois havia muita parte descritiva e poucas falas, mas, ao avançar, foram aparecendo mais diálogos e aventuras e tornou-se mais atrativo. Este livro mostra-nos uma dura realidade de há uns anos quando imensas pessoas se viam em situações precárias e daí serem facilmente enganadas e aceitando qualquer proposta de emprego que lhes aparecesse para se poderem sustentar a si mesmos e à sua família.


Aconselho vivamente a leitura deste livro, pois proporcionou-me conhecer uma das riquezas que o mundo tem, que é a floresta Amazónica, e um pouco do que se passava ou ainda passa no meio daquela imensidão de árvores.

 

Título: “A Selva”
Autor: Ferreira de Castro
Editora: Cavalo de ferro
Modo/género literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Maria Inês Casanova Chaminé, do 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS