UM LIVRO POR SEMANA: Frei Luís De Sousa

Sugestão de Ariana Santos
28/01/2021

Esta obra é um drama representado pela primeira vez em Lisboa em 1843 no Teatro da Quinta do Pinheiro e é considerado uma obra do teatro romântico.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta peça é baseada na vida de Frei Luís De Sousa intitulado na peça como D. Manuel de Sousa Coutinho. O enredo desta peça é a resistência à dominação filipina. D. Madalena de Vilhena, sete anos depois do seu marido ter desaparecido na batalha de Alcácer Quibir, casa-se com Manuel de Sousa Coutinho e têm uma filha, Maria.


Durante o período de 1580 a 1640 criou-se o mito popular do "Sebastianismo", segundo o qual D. Sebastião retornaria da batalha para reerguer o império português. Então D. Madalena de Vilhena vivia angustiada com a possibilidade de que o primeiro marido, D. João que também desapareceu na batalha de Alcácer Quibir pudesse ainda estar vivo, esta situação durou vinte anos.


O patriotismo, a situação de Portugal naquela época e uma grande tragédia são os principais temas deste livro. Mas que tragédia terá acontecido? E será que D. João está realmente vivo? Lê e descobrirás!

 

Título: “Frei Luís De Sousa”
Autor: Almeida Garrett
Editora: Porto Editora
Modo/Género literário: Narrativo/Teatro

Sugestão de leitura de Ariana Mendes Santos, do 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS