Projeto “Ambiente e sustentabilidade”
#Desafio de janeiro

As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães
28/01/2021

Ter um estilo de vida mais consciente e amigo do ambiente é uma resolução de ano novo cada vez mais comum. Contudo, saber por onde começar pode ser um desafio. Foi a pensar neste obstáculo que decidimos publicar, durante sete meses (de janeiro a julho), vários vídeos nos quais apresentaremos receitas de produtos ecológicos. Na verdade, pretendemos partilhar convosco um conjunto de desafios que nos permitirão adotar uma rotina mais sustentável.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Pequenos atos, quando multiplicados por milhões de pessoas, podem transformar o mundo.”
Howard Zinn

 

No vídeo deste mês, apresentamos a receita de um detergente para a máquina de lavar roupa.


Quando pensamos em todas as substâncias químicas presentes nos detergentes convencionais que vão para os mares, rios e solos, entendemos a importância de escolher um produto biodegradável e não prejudicial ao meio ambiente. A pele e o sistema respiratório podem absorver até 60% de resíduos químicos presentes nos detergentes convencionais.


O detergente apresentado não tem surfactantes petroquímicos, corantes, branqueadores óticos, óleo de palma ou gordura animal. Muitos destes ingredientes podem ser tóxicos para a saúde, induzindo alergias, irritações ou dermatites, disrupções hormonais ou outros efeitos indesejados.


Para proteger a nossa saúde e o meio ambiente, será proposta, nos diferentes vídeos, uma linha de produtos minimalista, transparente e responsável. Pretende-se, sobretudo, apresentar alternativas saudáveis, ecológicas e económicas.


Por fim, gostaríamos de vos lançar um novo desafio que consiste na partilha dos vossos novos hábitos ao nível da sustentabilidade. Contamos com a vossa participação!

 

 

Agradecimentos especiais:
- ao Dr. Rui Tíbério pela edição do vídeo;
- à Ana Sofia Magalhães Santos (aluna do 10.º E1 e filha da professora Olívia Magalhães) pela produção do vídeo.


As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães

 

GALERIA DE IMAGENS