PROJETO “AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE”:
#DESAFIO DE ABRIL

As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães
03/04/2021

A importância das florestas: conhecer mais para proteger melhor
Ninguém sabe como será o futuro, mas parece cada vez mais claro que o que vivemos representa uma oportunidade única de mudar o paradigma do desenvolvimento global em direção a uma maior sustentabilidade nos seus três pilares: económico, social e ambiental. Neste âmbito, as florestas merecem um enorme destaque.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Atualmente, ao alcance de um “click”, podemos visitar as florestas mais recônditas do mundo. Mais do que nunca, temos a possibilidade de conhecer melhor este recurso natural que é fonte de vida. E, quem sabe, envolvermo-nos mais na sua preservação. Devemos assumi-la como um objetivo pessoal, como uma meta que passa a fazer parte de nós.


É sabido que as florestas atenuam as alterações climáticas, preservam a biodiversidade, fornecem água e energia, dão-nos oxigénio e absorvem dióxido de carbono. Contudo, também proveem meios de subsistência para milhões de pessoas à escala mundial, são geradoras de emprego e constituem uma forma de fixar as populações às zonas rurais. Para além disso, são um excelente local de lazer, onde podemos encontrar paz, alegria e contemplação (como comprova o vídeo apresentado).


As razões referidas são mais do que suficientes para preservarmos a floresta, numa altura em que as ameaças globais são cada vez mais inquietantes. A última edição do relatório do “Estado das Florestas do Mundo”, efetuado pela FAO (“Food and Agriculture Organization” – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mostra que cerca de 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos desde 1990, alertando para a necessidade de tomarmos medidas urgentes para protegermos a biodiversidade das florestas.


O “Living Planet Report 2020”, a publicação mais emblemática da WWF (“World Wide Fund for Nature”), também confirma uma dura realidade: as florestas, os oceanos e os rios estão em risco. Na verdade, o estado de saúde do planeta é bastante preocupante.


Outro relatório do WWF, recentemente divulgado, revela que 43 milhões de hectares de floresta foram perdidos entre 2004 e 2017, uma realidade que, assinala a organização, poderá colocar em perigo os ecossistemas vulneráveis que as florestas albergam e, consequentemente, a sobrevivência de muitas espécies. Por outro lado, salienta que a desflorestação encoraja o contacto entre espécies selvagens e seres humanos, possibilitando a transmissão de doenças de origem animal ao homem.


Na realidade, nunca tivemos tantos dados que nos mostram a importância da preservação da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta e da Humanidade. É urgente preservar a floresta! O que nos falta?


A pergunta, que está longe de ser uma provocação, parece-nos absolutamente crucial numa altura em que a crise sanitária à escala mundial nos lembra de que os desafios transcendem as fronteiras do indivíduo, ou melhor, que essas fronteiras não existem. Deste modo, é necessária uma ação coletiva da sociedade, incluindo os governos e as empresas.


Os recursos naturais não são infinitos, mas são passíveis de serem renovados ou repostos. A floresta não é nossa. É de todos e deve ser respeitada.


Por vezes, sentimo-nos incapazes de proteger a Terra e subestimamos o grande valor da proatividade individual e coletiva na proteção da floresta, um dos mais importantes recursos do planeta.


Ela continua a depender de cada um de nós, ou seja, da nossa marca pessoal. Acreditamos que, se olharmos pela floresta, ela olhará por nós.



 

Agradecimentos especiais:
- ao Dr. Rui Tíbério pela edição do vídeo;
- à Ana Sofia Magalhães Santos (aluna do 10.º E1), pela produção do vídeo.


As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães

 

GALERIA DE IMAGENS