(in Eurocid, consultado em 15 fevereiro 2021)" />

 

Pegada Digital

Projeto Literacia das Redes Sociais (SML)
Prof.ª Diana Paupério
19/02/2021

No dia 9 de fevereiro, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura com o lema “Juntos por uma melhor internet” neste ano. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar o público mais jovem para os riscos da Internet, “educando para a prevenção desses riscos e sensibilizando os decisores políticos e a indústria para que estes sejam acautelados.” (in Eurocid, consultado em 15 fevereiro 2021)

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Ora, um dos maiores riscos é a pegada digital que todos deixamos quando utilizamos a Internet, ampliado agora com a mudança de paradigma que estamos a viver e que nos forçou a regressar à modalidade de ensino a distância durante tempo indeterminado. A nossa pegada digital ganha, agora mais do que nunca, superior importância – e a sensibilização para esta deve ter destaque obrigatório junto da comunidade do CIC.


“A pegada digital é a expressão utilizada para designar o rasto deixado através da nossa atividade “on-line”, que pode assumir vários tipos, desde as publicações que fazemos, os “likes”, as participações em fóruns ou até os registos que ficam no dispositivo que utilizamos para aceder à Internet, sob a forma de “cookies”, histórico, etc.” (in Centro Internet Segura, www.internetsegura.pt; consultado em 15 fevereiro 2021)


Assim, tudo aquilo que é colocado na Internet, de forma mais ou menos consciente, fica acessível a um vasto leque de pessoas, a menos que sejam tomadas medidas específicas para os utilizadores se protegerem. Estas medidas passam por controlar a nossa pegada digital, tentando, deste modo, garantir uma presença “on-line” positiva, melhorar a nossa reputação digital e garantir oportunidades futuras.


Efetivamente, o Colégio Internato dos Carvalhos não ficou indiferente a esta iniciativa, tendo levado a cabo algumas atividades de sensibilização junto dos alunos para que possam fazer uma navegação mais responsável e segura no mundo virtual.

 

Clique aqui para saber mais sobre o tema.

 

 

Projeto Literacia das Redes Sociais (SML)
Prof.ª Diana Paupério

 

 

GALERIA DE IMAGENS