Pegada Digital

Projeto Literacia das Redes Sociais (SML)
Prof.ª Diana Paupério
19/02/2021

No dia 9 de fevereiro, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura com o lema “Juntos por uma melhor internet” neste ano. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar o público mais jovem para os riscos da Internet, “educando para a prevenção desses riscos e sensibilizando os decisores políticos e a indústria para que estes sejam acautelados.” (in Eurocid, consultado em 15 fevereiro 2021)

 

Ora, um dos maiores riscos é a pegada digital que todos deixamos quando utilizamos a Internet, ampliado agora com a mudança de paradigma que estamos a viver e que nos forçou a regressar à modalidade de ensino a distância durante tempo indeterminado. A nossa pegada digital ganha, agora mais do que nunca, superior importância – e a sensibilização para esta deve ter destaque obrigatório junto da comunidade do CIC.


“A pegada digital é a expressão utilizada para designar o rasto deixado através da nossa atividade “on-line”, que pode assumir vários tipos, desde as publicações que fazemos, os “likes”, as participações em fóruns ou até os registos que ficam no dispositivo que utilizamos para aceder à Internet, sob a forma de “cookies”, histórico, etc.” (in Centro Internet Segura, www.internetsegura.pt; consultado em 15 fevereiro 2021)


Assim, tudo aquilo que é colocado na Internet, de forma mais ou menos consciente, fica acessível a um vasto leque de pessoas, a menos que sejam tomadas medidas específicas para os utilizadores se protegerem. Estas medidas passam por controlar a nossa pegada digital, tentando, deste modo, garantir uma presença “on-line” positiva, melhorar a nossa reputação digital e garantir oportunidades futuras.


Efetivamente, o Colégio Internato dos Carvalhos não ficou indiferente a esta iniciativa, tendo levado a cabo algumas atividades de sensibilização junto dos alunos para que possam fazer uma navegação mais responsável e segura no mundo virtual.

 

Clique aqui para saber mais sobre o tema.

 

 

Projeto Literacia das Redes Sociais (SML)
Prof.ª Diana Paupério