EXPOSIÇÃO “ONLINE” DE AGUARELAS, PELOS ALUNOS DO 11.º AG, DO ANO LETIVO ANTERIOR

Prof. Aníbal Couto
23/11/2021

Na disciplina de Desenho A, a partir da escolha de uma fotografia, os alunos do 11.º do curso de Artes e Indústrias Gráficas, do ano letivo 2020/21, realizaram traduções objetivas da mesma, a aguarela, explorando a mancha e a linha sobre papel de aguarela Canson (de gramagem elevada) ou similar.

 

Com este trabalho, cada discente apurou a técnica deste meio aquoso, explorando, manipulando, construindo cores e testando diferentes formas de registo de forma a aproximar o mais possível à imagem selecionada.


Quanto ao resultado final, este trabalho excedeu, globalmente, todas as expectativas, visto ter sido o primeiro desafio realizado com esta técnica, contribuindo assim, também, para a preparação para o Exame Nacional de Desenho A.


Deste modo, todo o empenho e dedicação dos alunos, colocados na execução deste exercício, culminaram em bons resultados, daí a realização desta exposição.

 


Prof. Aníbal Couto

 

Nota:

«A aguarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água.


Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. Isso porque é necessário que o papel seja mais grosso visto a utilização da água, fazendo com que não haja deformações no papel. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, cartolina, couro, tecido, madeira e tela.


A aguarela é necessária a quem deseja aprender outras técnicas de pintura, já que envolve o protagonismo da água, um elemento de difícil manuseio. Além disso, esta técnica exige subtileza e cuidado na execução. A intensidade e a transparência das cores, as possibilidades cromáticas e a sensibilidade em se colocar as tintas no suporte são importantíssimas e são características que serão úteis nas demais técnicas de pintura.»
Fonte: Wikipédia