Celebração do Dia da Biblioteca Escolar no CIC – 25 de Outubro

Pelos alunos do 11.º AJD e a Prof.ª Paula Oliveira
11/11/2021

“Era uma vez…”
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar é, desde 1999, assinalado na última segunda-feira do mês de outubro, que, este ano, coincidiu com o dia em que celebramos a imortalidade do nosso Patrono.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

É curiosa a relação entre Santo António Maria Claret e os livros que inclusive o levaram, em 1848, a fundar a “Libreria Religiosa”.


Atualmente procura destacar-se, todos os anos, a importância das bibliotecas escolares na educação, processo que começa com a promoção partilhada do gosto pela leitura.


Claret, no seu tempo, elaborou que, “Se as pessoas não tiverem bons livros, lerão os ruins. Os livros são o alimento da alma, e assim como o corpo é nutrido por alimentos saudáveis e prejudicado por alimentos venenosos, o mesmo ocorre com a leitura e a alma.”


Assim, os alunos de 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJD), no âmbito da disciplina de Técnicas Documentais, escolheram viver o Dia do nosso Patrono, o Dia do CIC, celebrando o seu gosto pela escrita, leitura e partilha com os mais necessitados e, desse modo, escreveram uma história começada pela fórmula mágica “Era uma vez…” (ler o texto vencedor), composta por quatro capítulos que deram bom mote para desenvolver um conjunto de diferentes atividades, a saber:

 

  • Campanha de recolha de material escolar: com o objetivo de envolver toda a Comunidade Educativa num projeto de angariação de 1000 lápis e 1000 canetas, em parceria com o projeto “Ajuda a Missão” da Procura Missões Claretianas, a recolher durante o mês de outubro. Entretanto, já foram entregues aos voluntários da Procura.

  • “Era uma vez…”: atividade pedagógica, designada por “História Coletiva”, construída pelas três turmas de 10.º ano da área de Ciências Sociais e Humanas, com utilização de palavras associadas às bibliotecas e à visualização de um vídeo (cf. registo anexo) sobre a vida e obra de Santo António Maria Claret, com locução feita pelos alunos do curso.

  • “Bibliopaper”: jogo de perguntas relacionadas com as bibliotecas e o Dia do Patrono, realizado ao ar livre.

  • “Kahoot” e um inquérito sobre os hábitos de leitura, com o objetivo de conhecer a prática de leitura dos nossos alunos.

 

Estas duas últimas atividades foram realizadas noutro momento, devido à grande quantidade de iniciativas que ocorreram no Dia do Patrono/CIC.

“(N)Uma Escola de Futuro com Valor(es)”, comemorar a imortalidade de Claret é SER+ para o outro que precisa.

 

 

Pelos alunos do 11.º AJD e
a Prof.ª Paula Oliveira

 

 

GALERIA DE IMAGENS