UM LIVRO POR SEMANA: Ensaio sobre a Lucidez

Sugestão de Sara Lourenço
07/02/2022

“Ensaio sobre a Lucidez“ é mais uma obra que demonstra a genialidade e conhecimento político de Saramago na qual este expressa uma crítica social através da sua descrição minuciosa e inconfundível recorrendo a alegorias e ao humor subentendido.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este romance é um complemento do “Ensaio sobre a Cegueira”, havendo associação de acontecimentos e recurso a personagens do mesmo.


A história decorre numa cidade onde se realizam eleições e se verificam resultados surpreendentes. A comunidade política encara este evento como uma conspiração política “epidémica” instaurando o caos na tentativa da resolução do problema.


Saramago explicita o poder polémico do voto em branco como primeiro sinal de descrédito pela política e de crise eminente.


É uma leitura que exige concentração e atenção devido à organização estrutural do livro que, por vezes, se torna confusa, mas não impossível de entender.


Recomendo a leitura do “Ensaio sobre a Lucidez”, uma vez que a história nos “prende” do início ao fim e coloca questões ao leitor fazendo-o refletir acerca da sua realidade e da sociedade atual.

 

Título: “Ensaio sobre a Lucidez”
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo/género literário: Narrativo/Romance (Ficção Política)

 

Sugestão de leitura da aluna Sara Lourenço, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS