Em 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática, apesar de, em muitos países, este dia (3/14- designação anglo-saxónica) já ser celebrado como o dia do Pi. A resolução da Unesco veio consolidar o reconhecimento atual da Matemática “pelo seu importante papel para enfrentar os desafios do futuro em áreas como a inteligência artificial, saúde, alterações climáticas, energia e desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral”.
É um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas, e, este ano, o tema escolhido para a celebração foi “Matemática para toda a Gente!”. O tema foi proposto por Marco Zarco Rotairo, um estudante das Filipinas. O tema proposto é um convite à partilha da Matemática com todas as pessoas, uma vez que esta Ciência não é só para uso profissional. Todos devem ter consciência de que a Matemática é fundamental, também, para o nosso dia a dia.
No CIC, os professores do Grupo Disciplinar de Ciências Matemáticas (GDCM), conjuntamente com os seus alunos, não quiseram deixar passar esta data em claro e celebraram, mais uma vez, o DIM com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Educativa para esta temática.
Foram várias as atividades preparadas para celebrar o dia. Assim, ao 1.º tempo da manhã, os alunos visualizaram dois vídeos alusivos ao DIM (O Bom Matemático e Matemática para toda a Gente!) e responderam a um “Kahoot”, criado especialmente para celebrar a Matemática. Seguiu-se a afixação do Cartaz oficial das comemorações do DIM, personalizado por duas alunas do Colégio, e procedeu-se à decoração de alguns espaços comuns com trabalhos alusivos à Matemática. Foi, também, colocada uma imagem no fundo de todos os computadores da escola. A hora do almoço foi animada com música e, ainda, com a venda de bolos confecionados pelos alunos. Da parte da tarde, realizou-se um “Peddy Paper” Matemático e, simbolicamente, deu-se início ao projeto “Matemática - Estudo Colaborativo na Biblioteca”.
Toda a Comunidade Educativa foi convidada a participar nas atividades preparadas, pois “Matemática é para toda a Gente”!
Como curiosidade, diga-se que, atualmente, o recorde de casas decimais do número Pi é de 100 biliões e foi obtido, o ano passado, por uma matemática japonesa, Emma Iwao, que trabalha na Google. Ao longo dos tempos, houve quem dedicasse toda a sua vida ao cálculo das casas decimais do Pi. (Fonte: Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)
Pel’ O GDCM,
Prof.ª Fernanda Belém