Alunos do 12.º ET Visitaram a APPC no Âmbito do “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”

CIC
29/11/2022

No âmbito do Projeto de Formação Humana SER+, que integra a estratégia de Educação para a Cidadania do CIC e que, nas turmas dos 11.º e 12.º anos, desafia os alunos a desenvolver e implementar projetos de intervenção social que visem a melhoria da sociedade, foi a vez dos alunos do 12.º ET visitarem, na tarde do dia 28 de novembro, a APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral), uma vez que estas duas turmas estão ambas envolvidas neste Projeto de Colaboração com a referida Instituição.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Após a visita de dois elementos da Direção da APPC ao CIC, no dia 17 de outubro, deu-se mais um passo na construção do Projeto, intitulado “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”, pretendendo contribuir para que os alunos aprofundem a sua consciência sobre algumas Áreas de Cidadania, tais como Direitos Humanos, Empreendedorismo e Voluntariado.


Chegados à APPC, acompanhados por responsáveis da Instituição, os alunos visitaram o espaço da oficina do brinquedo, o espaço onde se encontra o “banco” de produtos de apoio para manutenção (cadeiras de rodas, andarilhos, etc.), os campos de Bocia e um apartamento cujo objetivo é ajudar os utentes a desenvolver a sua autonomia.


É nestas áreas que a APPC tem mais necessidades, por isso será nas mesmas que os alunos do 12.º EA e 12.º ET irão cooperar em regime de voluntariado – colaborar no conserto dos produtos de apoio e na automação de brinquedos para crianças com deficiência, designadamente com paralisia cerebral ajudando que estas possam usufruir dos mesmos, adaptando-os à sua condição clínica.


O “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar” pretende ajudar os alunos a desenvolver competências pessoais e sociais, despertar para uma Cidadania Ativa, sensibilizar para a Igualdade e Não Discriminação e promover um Ambiente Inclusivo. Deste modo, acreditamos que Formar Pessoas nos e para os valores da Inclusão é construir um futuro melhor.


Após estas visitas, as turmas, devidamente acompanhadas pelos respetivos Orientadores SER+, darão início a este projeto de colaboração.


Por último, uma palavra de parabéns aos alunos do 12.º EA e ET envolvidos neste projeto, pois, “se queres mudar o mundo, começa pelo que está ao teu alcance”.

 


CIC

 

GALERIA DE IMAGENS