PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS PELOS EX-ALUNOS ABEL OLIVEIRA E MIGUEL QUINTÃ

Prof. Aníbal Couto
18/01/2023

No passado dia 4 de janeiro de 2023, os ex-alunos do Curso de Artes e Indústrias Gráficas Abel e Miguel realizaram uma visita surpresa à sua antiga “casa”. Estas atitudes são por nós sempre muito bem acolhidas e recebidas, uma vez que a ligação entre colegas e professores se mantém.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Na turma AG do 12.º ano, na disciplina de Introdução às Teorias do Design, partilharam as suas diferentes experiências, a saber: o Abel decidiu ingressar no mundo do trabalho, e o Miguel decidiu seguir o ensino superior, encontrando-se no 3.º ano do curso de Conservação e Restauro.


O Miguel Quintã iniciou a sua intervenção explicando, de forma sucinta, os objetivos do curso: “Conservação e Restauro é o ato de intervir em objetos de criação humana, prolongando a vida dos mesmos, para que futuras gerações os possam presenciar e admirar, tal como inúmeras o fizeram.” No sítio da Universidade Católica do Porto, deu a conhecer as disciplinas dos 3 anos que compõem o curso, enfatizando, “(…) no 1.º ano, exploramos materiais pétreos, cerâmicas e pedra; no 2.º ano, madeiras, maioritariamente escultura e peças de mobiliário; e no 3.º ano, pintura sobre tela e papel no primeiro semestre e sobre suportes rígidos no segundo semestre.” Nas aulas práticas, “(…) trabalho com os diferentes materiais, restaurando e preservando peças provenientes de Igrejas, museus e de coleções particulares.” Referiu ainda a importância da leitura, não apenas a mais específica, mas também a de carácter geral, proporcionando, assim, uma cultura mais abrangente.


Por sua vez, o Abel Oliveira, encontrando-se a trabalhar, mostrou desde logo interesse em retomar os estudos! Referiu ambicionar uma maior valorização pessoal. Mencionou a necessidade de manter uma postura responsável, profissional, honesta e de uma boa camaradagem.


Ambos reiteraram que “(…) uma boa organização e gestão do tempo fazem com que tenham tempo para tudo o que têm de fazer.”


Efetivamente, esta partilha abriu à participação de vários elementos da turma que tiveram oportunidade de verem as suas questões esclarecidas!


Grato pela visita e participação enriquecedora!


Poder-se-á visitar as seguintes hiperligações sobre o curso de Conservação e Restauro:


https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/ensino/cursos/licenciatura-em-conservacao-e-restauro/plano-de-estudos


https://www.instagram.com/escoladasartescatolica


 

Prof. Aníbal Couto

 

GALERIA DE IMAGENS