“BioTalk” com Tânia Tavares no CIC

Prof.ª Isabel Cristina
05/12/2022

Foi com alegria e entusiasmo que a “nossa” enfermeira Tânia Tavares aceitou o convite para uma “BioTalk” com os alunos da Biologia de 12.º ano, a qual teve lugar no dia 17 de novembro. Mais um regresso à casa CIC para uma conversa intimista, desta vez sobre um tema que já não devia ser tabu, nem tão pouco novidade, mas que ainda dá muito que falar e nem sempre pelas melhores razões: os métodos contracetivos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Apesar da abordagem aos métodos contracetivos estar contemplada nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Biologia, esta foi, acima de tudo, uma sessão de educação para a saúde, pois, infelizmente, ter acesso a muita informação não é sinónimo de conhecimento mobilizado. Assim, as informações foram sendo partilhadas com naturalidade e as dúvidas esclarecidas. A conversa foi longa, reflexo de um trabalho exaustivo por parte da enfermeira, e foi surpreendendo, mesmo os mais astutos, pela pertinência e atualidade dos aspetos abordados.


É sempre com muito gosto que recebemos os nossos antigos alunos e tomamos consciência das marcas que vão deixando por onde passam, como é o caso da Tânia: uma jovem que, rapidamente, percebeu que a sua realização passava por ajudar os outros, respeitando a dignidade e os direitos de cada um, numa relação de proximidade que esta profissão lhe proporciona.


O percurso da Tânia inclui a sua passagem pelo CIC e pelo curso de Biotecnologia, de onde saiu em 2015 para ingressar na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Desde que se licenciou, a Tânia nunca ficou desempregada. Inicialmente, trabalhou com idosos, mas foi “nos bebés”, como refere, que encontrou a felicidade. Trabalha no serviço de ginecologia-obstetrícia no hospital CUF Porto, ao mesmo tempo que se dedica aos estudos para finalizar a especialidade em Saúde Materna e Obstetrícia.


O nosso obrigada pela disponibilidade, a par do carinho que é recíproco, e votos de muitos sucessos no futuro.


Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS