“Palavras no Caminho” no Dia 24 de Setembro

Conselho de Pastoral e Gestão de Projetos
27/09/2022

“Palavras no caminho” foi o mote de lançamento para mais uma atividade que o Conselho de Pastoral e Gestão de Projetos preparou para toda a Comunidade Educativa do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC).
A proposta lançada era desafiante física e emocionalmente: uma caminhada de 20km, pelos caminhos de Santiago, em direção a Fátima.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foram cerca de 40 elementos da nossa comunidade que responderam positivamente: alunos, pais, avós, amigos, professores e seus familiares - uma amostra da comunidade alargada que é o CIC, bem para além dos muros da escola.


Com um início previsto para as 9h00 na localidade de Fungalvaz (concelho de Torres Novas), partimos bem cedo do CIC, aproveitando a viagem para completar o descanso roubado à curta noite de sono. Retemperadas as forças com um reforço do pequeno-almoço, já na localidade de Fungalvaz, começámos o caminho com um momento de reflexão onde os participantes foram convidados a, durante o percurso, “escutarem Palavras”, permanecerem atentos, reflexivos e abertos à experiência do caminho. E foi uma experiência surpreendente para este grupo fazer o caminho: um grupo de desconhecidos saiu desta experiência com laços fortalecidos, músculos cansados, mas de coração cheio com tudo o que viveram e partilharam durante as cinco horas de caminhada. Construímos comunidade, demos sentido à confiança que, diariamente, famílias e escola depositam mutuamente para juntos apoiarmos o crescimento integral dos nossos alunos.


Resta recordar o momento da chegada ao Santuário de Fátima, sempre emotivo e especial pela proximidade que nos faz sentir da nossa Mãe Maria. Num momento de partilha final, cada um pôde expressar numa palavra o que foi para si este caminho, esta experiência: alegria, família, superação, conquista, amizade, gratidão, laços, partilha, união e sacrifício.


Esta visita ao Santuário de Fátima foi ainda aproveitada para reencontrar alguém que fez parte da comunidade durante 33 anos, o padre Joaquim Cavadas, agora a desempenhar funções de administrador da Casa de Acolhimento e Espiritualidade que os missionários Claretianos têm em Fátima. Ficou o convite para nos visitar assim que lhe for possível.


O Conselho de Pastoral e Gestão de Projetos quis fazer deste caminho a primeira etapa que levará alguns dos nossos alunos a participar nas Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa durante o mês de agosto de 2023. Fica aqui o aviso para que fiquem atentos a este projeto.

 


Conselho de Pastoral e Gestão de Projetos

 

GALERIA DE IMAGENS