«Fora da Caixa» na ESBUC com o 12.º Ano na Disciplina de Biologia

Prof.ª Isabel Cristina
05/12/2022

No dia 24 de novembro, os alunos de Biologia do 12.º ano deslocaram-se à Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESBUC) com o objetivo de participarem no programa Biofase, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Cultura Científica.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A ESBUC é uma instituição com a qual o Colégio tem tido, há já alguns anos, uma estreita relação de parceria no que respeita ao acolhimento de estagiários do curso de Biotecnologia em Formação em Contexto de Trabalho (FCT), e o programa Biofase põe à disposição de todas as escolas secundárias, da Área Metropolitana do Porto, um conjunto alargado de atividades laboratoriais vocacionadas para o 12.º ano dos cursos de Ciências e Tecnologias, com a opção de Biologia ou Química.


A atividade experimental selecionada, por e para nós, foi a "Formação das chuvas ácidas e efeitos nos organismos aquáticos" e insere-se no domínio programático “Preservar e recuperar o ambiente”. Neste sentido, os alunos foram desafiados a simular os efeitos da chuva ácida nos ecossistemas e no mundo que nos rodeia, bem como a refletir no papel de cada cidadão na mitigação destes fenómenos. Acompanhados pela professora Isabel Cristina, os alunos foram orientados no laboratório pelas investigadoras Ana Paulo e Flávia Darú, a quem agradecemos a disponibilidade e a partilha.


Esta foi uma manhã chuvosa, mas cheia de boa disposição, porque se tratou de uma aula diferente e os momentos de aprendizagem “fora da caixa” são sempre muito enriquecedores, uma vez que promovem a motivação e o pensamento crítico, melhorando a compreensão da ciência e do processo científico.

 

Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS