PALESTRA PELA EX-ALUNA INÊS FONTES, DO CURSO DE ANIMAÇÃO E ILUSTRAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE WORCESTER, INGLATERRA

Prof. Aníbal Couto
03/02/2023

Esta “viagem” enriquecedora surgiu quando tive conhecimento de que Inês Fontes, ex-aluna do Curso de Artes e Indústrias Gráficas, estava de regresso por umas semanas a Portugal, após quase três anos de vida em Inglaterra.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A Inês está a frequentar o 3.º ano no Curso de Animação e Ilustração, na University of Worcester (município de Worcertershire). Prontamente aceitou o convite para nos visitar, pois a própria queria, também, aproveitar a oportunidade para voltar ao CIC!


Desta forma, no âmbito da Disciplina de Desenho A, o encontro materializou-se em dois momentos que se tornaram tão especiais e produtivos: um com a turma do 11.º AG e o outro com a turma 12.º AG, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, respetivamente.


A PAIXÃO intrínseca com que comunica, tanto as suas experiências pessoais, os trabalhos que já realizou, bem como as suas ambições, prendeu-nos a todos!


No final do encontro, o Diretor Pedagógico, Eng.º. Evaristo Moreira, agradeceu a vinda da Inês Fontes ao CIC e ofereceu-lhe uma lembrança da nossa comunidade educativa.


Parabéns, Inês! És um exemplo e uma inspiração para todos os que beneficiaram da tua presença! A tua coragem e paixão, com toda a certeza, irão dar frutos.

 

Poder-se-á visitar a seguinte hiperligação sobre o trabalho da Inês Fontes em <Inesfontes.weebly.com>


Prof. Aníbal Couto

 


 

TESTEMUNHO DO 11.º AG

 

No dia 10 de janeiro, durante a aula de Desenho A, fomos surpreendidos pela visita de uma ex-aluna do CIC, que veio falar sobre a sua experiência na Universidade de Worcester, em Inglaterra.


Inês Fontes começou por apresentar a Universidade e as dificuldades pelas quais passou, perante a necessidade de uma decisão rápida quanto à sua mudança de país.


A Inês frequenta o Curso de Animação e Ilustração e partilhou com a turma alguns dos seus trabalhos e portefólio, envolvendo-nos através da sua comunicação cativante e a forma de se expressar, demonstrando uma grande habilidade que nos levou a conhecer melhor a sua experiência de vida.


Na nossa opinião, foi uma aula diferente do habitual, pois ficamos a conhecer novas oportunidades e caminhos que podemos percorrer, e tal como a Inês afirmou: "Devemos seguir sempre os nossos sonhos."


Obrigado, Inês, pela partilha.


Beatriz Mota, Gabriel Cardoso e Sofia Gomes

 


 

TESTEMUNHO DO 12.º AG

 

Inês Fontes, ex-aluna do Colégio Internato dos Carvalhos e atual estudante na Universidade de Worcester, retorna a Portugal e com ela muitas experiências e histórias para contar. Foi no passado dia 11 de janeiro que tivemos o privilégio de a receber.


Através da palavra e da comunicação, notamos de imediato a sua paixão pela animação e pela arte, sobretudo a digital. A sua experiência no ensino superior e vivência fora de Portugal mostram como seguir os sonhos e paixões pode levar a um futuro único e brilhante.


Assim, a Inês Fontes esclareceu, através de uma palestra, todos os processos para realização dos seus projetos, desde a criação mental da história até à animação final, cativou de imediato interesse e curiosidade dos alunos. Estes fizeram as mais diversas perguntas tanto sobre as suas experiências no ensino superior quanto na vida fora do país.


“Se pudesse dizer algo ao meu eu, do passado, provavelmente diria para não se stressar tanto, porque as coisas eventualmente se iriam encaixar nos eixos naturalmente”
(Inês Fontes)


Os alunos agradecem a presença da Inês por partilhar as suas histórias e percurso profissional com tanta paixão e carinho.


É, sem sombra de dúvida, uma referência e um grande exemplo para os alunos deste curso.


Parabenizam-na pelo seu percurso pessoal e profissional, desejando-lhe os maiores sucessos e felicidades.

 


Fabiana Dias e Mariana Marinha

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS