UM LIVRO POR SEMANA: As 100 Melhores Crónicas

Sugestão de Ema Moreira Rocha
15/11/2022

Esta obra, tal como o título indica, é uma compilação das cem melhores crónicas de Miguel Esteves Cardoso, textos publicados em “A Causa das Coisas”, “Os Meus Problemas”, “Último Volume”, “Explicações de Português”, entre outros.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O livro aborda temáticas diversas relativas aos costumes, personalidades e tradições portuguesas, experiências do cronista e hábitos do dia a dia que, numa primeira abordagem, aparentam ser insignificantes no nosso quotidiano, mas que aprendemos a valorizar após a leitura. A beleza da escrita de Miguel Esteves Cardoso é mesmo essa, ele identifica um tema simples e reflete sobre ele como nunca ninguém refletiu. Da comida à escrita de Torga, da morte de Amália à família feliz, o leitor é convidado a ver fragmentos da vida diária sob outro prisma. Esteves Cardoso é criativo na seleção dos temas e a sua escrita é extremamente apelativa, muito graças ao seu genial sentido de humor, que nos leva ao riso e confere à leitura um caráter leve e agradável.


A experiência de leitura é bastante personalizada, dado que o livro não apresenta uma ação, e podemos selecionar a ordem das crónicas, mediante o tipo de assunto que queremos ler nesse dia. O autor procura desenvolver o espírito crítico de quem o lê, na medida em que, ao apresentar perspetivas singulares sobre vivências, gestos e palavras banais, suscita no leitor interesse e vontade de criar uma opinião própria sobre o tópico abordado.


Concluindo, o livro “As 100 Melhores Crónicas” é humorístico, recheado de curiosidade e completamente “fora da caixa”. Aconselho-o tanto a jovens como a adultos, visto que o escritor é contemporâneo e apresenta um discurso simpático e acessível a todos que queiram investigar um pouco mais sobre a magia do povo português.

 

Título: “As 100 Melhores Crónicas”
Autor: Miguel Esteves Cardoso
Editora: Bertrand
Modo/género literário: Narrativo/Crónica

 

Sugestão de leitura da aluna Ema Moreira Rocha

 

 

GALERIA DE IMAGENS