UM LIVRO POR SEMANA: The serial killer.

Sugestão de Carmen Almeida
18/04/2023

Os vários contos que integram a obra “The serial killer”, de João Melo, pretendem retratar a sociedade de Luanda nos dias de hoje (cada vez mais destruída). O autor tenta corrigir os grandes problemas presentes no país africano, tais como o carreirismo, a vida fácil, a corrupção, o exibicionismo e a riqueza (com grandes discrepâncias entre as diferentes classes sociais).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Durante a minha leitura, encontrei aspetos que me agradaram bastante, como o vocabulário simples, fácil e prático, o que me proporcionou uma leitura corrida e sem grandes interrupções.


Outro aspeto positivo foi também a divisão em contos, sendo que estes eram curtos, objetivos e extremamente direcionados, o que tornou a minha leitura muito menos cansativa e, de forma oposta, incessantemente cativante.


Posso ainda explicitar um pouco mais o tema principal da obra. Ao longo de todo o livro, é notória a repetição e o reforço da apresentação dos diversos problemas sociais do país, como forma de alerta. Sendo eu leitora, e destacando que não se trata do meu país de origem, acredito que ler este retrato torna-me uma cidadã consciente dos problemas da vida em comunidade e dos respetivos juízos morais. Este ponto despertou drasticamente o meu interesse, pois acredito que nos preocuparmos com os problemas do outro, ou pelo menos, dar-lhes a mínima atenção consiste numa ferramenta para lidarmos com as nossas próprias dificuldades. Não podemos deixar de destacar o conto “O amor é eterno enquanto dura”. Fala-nos da solitária Juliana Nangove (90 anos) e do quase desconhecido Pedro Canivete João (22 anos). O autor utiliza esta estória de amor marcada pela morte de Pedro, para nos dar a entender que “tudo o que é bom acaba”, ou melhor, que “O amor é eterno enquanto dura”. Sem qualquer referência às problemáticas sociais, é clara a metáfora entre o amor e os bons tempos vividos no país, pois ambos acabaram.


Como último ponto positivo, sublinho a participação do autor na narração, visto que este interage com o leitor, o que torna a experiência muito mais dinâmica.


Realço também aspetos menos agradáveis como a exagerada simplicidade, dado que, apesar da clareza e objetividade, acaba por não haver qualquer tipo de enredo, o que não nos prende à história. Os contos são muito curtos dando a sensação de que há algo em falta, algo por explicar e explorar. Certas personagens pediam também uma melhor caracterização, o que conferiu de minha parte um desinteresse na leitura.


Concluindo, a minha experiência de leitura foi bastante prazerosa e contribuiu para uma maior consciência e compreensão dos problemas sociais à nossa volta, pelo que aconselho vivamente à leitura do livro.

 

Título: “The serial killer.”
Autor: João Melo
Editora: Frente e verso
Modo/género literário: Narrativo/Contos

 


Sugestão de leitura da aluna Carmen de Sousa Almeida, do 10.º H2


 

 

GALERIA DE IMAGENS