Desafio “Crianças pela Paz” no CIC

Prof. Carlos Coutinho
04/02/2023

Chegam-nos, de várias direções, gritos de apelo à Paz, perante realidades vividas um pouco por todo o lado, em tantas latitudes e longitudes do nosso planeta.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A Comunidade Claretiana, sensível a esta realidade, foi desafiada, pelo padre Artur Teixeira, a um projeto que ele denominou de “Crianças pela Paz”. Particularmente dirigido às Comunidades Escolares Claretianas, e como forma de sensibilização dessas mesmas comunidades e das realidades que as envolvem, apelou a que o tema “We are the World” fosse interpretado por coros de crianças de alunos dessas escolas.


Na nossa escola, e dada a faixa etária dos nossos alunos, optámos por dar uma outra roupagem ao desafio. Convidamos alunos a formar uma orquestra de sopros para interpretar o tema solicitado e a outros alunos que redigissem pequenos poemas de apelo à Paz. Como era de esperar, a reação dos nossos alunos não podia ter sido mais positiva. Conjugando esforços de vários membros da comunidade, conseguimos produzir o resultado que apresentamos neste vídeo.


Que este alerta que brota dos nossos alunos nos desperte para a realidade de muitos que, por estarem distantes ou recorrentemente retratados na comunicação social, tendemos a normalizar ou a, convenientemente, considerar que nada podemos fazer.


Os valores Humanos, Cristãos e Claretianos que preconizamos no Projeto Educativo da nossa escola devem impelir-nos a tudo fazermos em prol da Paz, valor basilar da nossa sociedade.



Prof. Carlos Coutinho


 

GALERIA DE IMAGENS