Projeto “CRP em 30 Minutos” (AEFDUP) no CIC

Prof.ª Teodora Barbosa
02/12/2022

No dia 18 de novembro, as turmas do 10.º ano da Área de Ciências Sociais e Humanas foram presenteadas com a visita de três ex-alunos do CIC: Filipa Moreira, Gustavo Lopes e Juliana Cardoso. No âmbito do programa da disciplina de IPJD, lecionada pela docente Teodora Barbosa, foi realizada uma atividade: “Projeto CRP em 30 Minutos” da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (AEFDUP).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Os alunos suprarreferidos disponibilizaram uma das suas manhãs para a partilha de mais saberes sobre a Constituição da República Portuguesa (CRP) com os nossos alunos, tendo estes participado com interesse nas questões/respostas que foram colocadas nessa atividade. Estes conhecimentos são de primordial interesse para todos os cidadãos e constituem, também, uma mais-valia enquanto cidadãos despertos e atentos para os princípios fundamentais da Lei suprema do País.


A Constituição consagra os direitos fundamentais dos cidadãos, os princípios essenciais por que se rege o Estado português e as grandes orientações políticas a que os seus órgãos devem obedecer, estabelecendo também as regras de organização do poder político. Define a estrutura do Estado, ou seja, as funções dos quatro órgãos de soberania – Presidente da República, Assembleia da República, Governo e Tribunais – e os órgãos de poder político – regiões autónomas e autarquias, assim como a forma como se relacionam entre si.


A Constituição da República Portuguesa foi aprovada em 1976 e, desde então, foi revista sete vezes.

 


Prof.ª Teodora Barbosa



 

GALERIA DE IMAGENS