TERTÚLIA: “O CIC E AS EMPRESAS – UMA COLABORAÇÃO COM FUTURO.”

CIC
28/03/2023

O Colégio Internato dos Carvalhos promoveu uma Tertúlia subordinada ao tema “O CIC e as Empresas – Uma Cooperação com Futuro”. Realizou-se na Biblioteca do CIC, no dia 28 de março, às 16h30, com a presença de várias empresas que têm protocolos de cooperação com o CIC, dos Coordenadores de Curso e Orientadores FCT do Colégio, além da Direção Pedagógica e do Presidente do Conselho Diretivo e Representante da Entidade Titular.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No presente ano letivo, o CIC tem reforçado os protocolos de colaboração com entidades externas, seja com instituições para a realização da FCT (Formação em Contexto de Trabalho), seja para cooperação institucional. Esta iniciativa teve como objetivos escutar e reforçar a cooperação entre o Colégio e as várias entidades com quem tem protocolos de cooperação e colaboração.


Numa Escola como o Colégio Internato dos Carvalhos, que promove a dupla certificação, a escolar e a profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, é imprescindível escutar, estabelecer e reforçar as parcerias com entidades externas de natureza diversa, que colaborem connosco na formação dos nossos alunos.


Esta Tertúlia iniciou-se com uma palavra de agradecimento por parte do Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, que começou por fazer uma contextualização com o momento que a Escola está a viver – ExpoCIC -, bem assim como a razão de ser da ExpoCIC, que surgiu após a criação dos cursos técnico-profissionais, no ano letivo de 1983/84. Continuou destacando a Identidade Cristã e Claretiana do CIC. Prosseguiu, explanando o atual modelo de formação do CIC (Cursos Com Planos Próprios), e terminou com a apresentação do número de entidades externas com quem o CIC, atualmente, tem protocolos de cooperação e colaboração, 228 entidades protocoladas.


O momento seguinte foi aberto ao diálogo e à partilha de opiniões, pois um dos objetivos desta Tertúlia era escutar o que as entidades protocoladas têm a dizer sobre a preparação dos nossos alunos, no sentido de continuarmos a melhorar e a evoluir.


Seguiu-se uma intervenção do Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular, Pe. José Maia, que começou por agradecer a presença de todos, sublinhando a abertura do CIC para trabalhar em diálogo constante com as empresas. Para além disso, destacou, também, que o CIC está em comunicação com o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), “desafiando” as empresas a partilhar as necessidades e carências sentidas no âmbito da formação dos seus ativos, para que o CIC, em coordenação com o IEFP, as possa ajudar a suprimir.


Após este momento de partilha entre todos, o momento foi de confraternização no Bar Galeria três Colunas para um pequeno lanche, seguindo-se uma visita à ExpoCIC.


Esta iniciativa foi a primeira de várias que seguirão com os mesmos objetivos. Para facilitar o diálogo e o debate de ideias, apenas estiveram presentes 12 empresas. No entanto, em futuras tertúlias, outras entidades marcarão presença, pois queremos continuar a estreitar estratégias de comunicação com as entidades externas que colaboram connosco na formação dos nossos alunos.


Com a concretização desta Tertúlia, o CIC procura reforçar um dos objetivos consignados na sua missão de educar, o de ajudar cada jovem a preparar-se para os desafios que o esperam no futuro, indo, assim, ao encontro das necessidades dos alunos, das empresas e da sociedade do futuro, continuando a ser uma Escola com tradição, mas também com inovação.

 

CIC

 

GALERIA DE IMAGENS