Palestra “Tecnologias CMYK + da Xerox” no CIC para o Curso AG

A Coordenadora do Curso de Artes e Indústrias Gráficas,
Ana Gonçalves
30/11/2022

No passado dia 8 de novembro, as turmas do 11.º AG e 12.º AG, do Curso de Artes e Indústrias Gráficas, assistiram a uma palestra sobre novas soluções de impressão digital denominada “Tecnologias CMYK+” ministrada pela Xerox e seus representantes.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta tecnologia, da Xerox Iridesse e Versant 280, tem a capacidade para criar um embelezamento adicional para alem do “CMYK” (“Cyan, Magenta, Yellow, Black”), algo mais habitual para os alunos, permitindo adicionar a uma impressão um ouro, uma prata, verniz, branco, cores fluorescentes etc., transformando um trabalho absolutamente regular numa aplicação de valor acrescentado. Permite ainda imprimir até seis cores (“CMYK”, e mais duas cores especiais entre ouro, prata, branco, rosa fluorescente, “clear” ou “clear mate”) numa única passagem no equipamento. Na Versant 280, é também possível adicionar um embelezamento com cores especiais através da substituição do módulo “CMYK” pelo módulo “Vivid” (com ouro, prata, branco e “clear”) ou por um módulo “CMYK” fluorescente.


Para além de todas as explicações, António Nina Duarte e Ricardo Costa disponibilizaram vários tipos de impressos (com cores e forma diversificadas) para os alunos manusearem e perceberem as capacidades criativas que nos traz esta tecnologia.


Foi um momento muito rico de visualização de ideias e formas de trabalhar na impressão e nas artes gráficas, ficando o Curso com alguns exemplares para trabalhar. Desta forma, os alunos e os professores do Curso agradecem à Xerox pela excelente experiência e aprendizagem.

 


A Coordenadora do Curso de Artes e Indústrias Gráficas,
Ana Gonçalves


 

GALERIA DE IMAGENS