Os trabalhos do último dia iniciaram-se no Colégio Internato dos Carvalhos com a Oração da Manhã – Momento de Gratidão em que o Evangelho de S. Lucas salientou a Mensagem de Jesus sobre o Valor e a Dignidade da Vida Humana, pois, para Deus, TODOS somos iguais –, tendo terminado este momento com a Oração de St. º António Maria Claret.
A 1.ª conferência, subordinada ao tema da “Criatividade e pensamento critico no planeamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem”, ficou a cargo do professor André Rocha, do Colégio Internato Claret, seguindo-se o Colégio Claret de Sevilha que partilhou a sua experiência e apresentou o tema da “inclusão/integração”.
Depois do intervalo e de uma pausa para café, foi a altura de uma visita ao Colégio Internato Claret, local onde terminou este terceiro e último dia de formação. Seguiu-se a apresentação do Colégio Claret Las Palmas com a conferência “Boas práticas, criatividade e pensamento crítico” e, finalmente, foi a vez do Colégio Claret D. Benito (Badajoz) apresentar a sua reflexão sobre “Interioridade/pastoral”.
Após estes momentos de partilha e reflexão, e onde se fez a avaliação e o encerramento deste IV Encontro Pedagógico, o evento culminou com um almoço de confraternização.
Ser educador do século XXI é um grande desafio, ser Educador Claretiano é um desafio e uma missão. “Um Educador Claretiano envolve-se com os seus alunos apresenta-lhes opções e sente-se feliz ao vê-los serem livres e a fazerem as suas escolhas, desperta neles o gosto pelo conhecimento e motiva-os para a aprendizagem” - ENVOLVE-SE COM ELES.
D. José Tolentino de Mendonça, na sua obra “Nenhum Caminho Será Longo”, refere-se à importância de criar uma relação: “como é que Abraão se torna “o amigo” de Deus? Pela construção de uma relação de confiança? Por um pacto de reciprocidades que, entre ambos, se estabelece? Sim, sem dúvida. Mas também por um conjunto de detalhes, marcas quotidianas, quase indizíveis, que nos introduzem no universo característico da gramática da amizade: olharem juntos na mesma direção”.
Educar é olhar na mesma direção, caminhar ao lado da Pessoa e ajudar o Aluno a encontrar o seu lugar no mundo, “iluminando-o” para ser protagonista na construção de uma sociedade cada vez melhor. Que estes três dias de partilha e formação sejam mais um contributo nesta Construção!
Colégio D. Benito,
Colégio de Las Palmas,
Colégio Claret de Sevilha,
Colégio Internato dos Carvalhos
Colégio Internato Claret
CIC