Este lema foi inspirado na passagem do Evangelho segundo São Lucas, em que Maria, depois de saber que estava grávida e que ia trazer ao mundo o filho de Deus, não se deixou ficar parada, mas foi, pôs-se a caminho, foi ao encontro da sua prima Isabel para partilhar a alegria tão grande que sentia no seu coração. Esta é a atitude que se quis transmitir aos finalistas nesta missa, uma atitude de agradecimento por tudo o que aconteceu até agora nas suas vidas, mas também uma atitude de prontidão, de querer voar, de olhar para o futuro com esperança.
A celebração foi presidida pelo Padre Vitor Pinto, Missionário Claretiano, acompanhado pelo Padre José Maia, Missionário Claretiano e Presidente do Conselho Diretivo do CIC.
No início da cerimónia, ouviram-se umas palavras de agradecimento de todos os Finalistas, pela voz da finalista Maria João Pinheiro, a esta CASA e a todos aqueles que os ajudaram a chegar a este momento, lembrando que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, e por isso devemos “usar todo o conhecimento adquirido para transformar o mundo ao nosso redor num lugar melhor para todos”.
De seguida, os Pais, através da APCIC, Susana Alves, mãe de um finalista e vice-presidente da Associação de Pais, parabenteou os alunos pelo esforço e dedicação ao longo deste caminho e deixou palavras de agradecimento a toda a Comunidade do CIC.
Durante o ofertório, houve também espaço para cada turma demonstrar, através de um símbolo, aquilo que representaram estes três anos no CIC. E depois da comunhão, os Coordenadores de Curso deixaram também umas palavras emotivas de agradecimento a cada um dos cursos.
Após o término da celebração, os Coordenadores de Curso entregaram a cada aluno o emblema da nossa escola, “embrulhado num abraço apertado” para que nunca se esqueçam de que esta celebração não foi um “adeus”, pois sempre serão bem-vindos a esta casa que será para sempre sua, mas, antes, o início de uma nova fase por todos cuidadosamente preparada.
Fica aqui o agradecimento ao nosso ex-aluno Vasco Cavadas que abrilhantou musicalmente a celebração.
Pel' O Conselho Pastoral
Vítor Barbosa