Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Visita de Estudo do 12.º QA ao CTCOR
Hélia Ferreira, do 12.º QA19/11/2024
Pelas 10 horas da manhã do dia 18 de novembro de 2024, a turma do 12.º ano do Curso de Química, Ambiente e Qualidade teve a oportunidade de visitar o Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR), localizado em Santa Maria de Lamas.
Os alunos foram guiados pelas instalações pelo Dr. Milton Guedes, que nos deu a conhecer os ramos de indústria a que a CTCOR presta suporte e sobre os variados processos de produção e controlo de qualidade da cortiça, desde a sua extração até à sua utilização nas diferentes áreas de aplicação deste recurso. Começaram a visita pela visualização dos laboratórios de Análise Química, onde presenciaram a análise e identificação de contaminantes na cortiça. Houve o cuidado de se explicar a importância da ausência da contaminação da cortiça, frisando que, como é um material possivelmente utilizado posteriormente como embalagem, tem de cumprir normas legisladas de saúde e higiene, passando por não alterar a composição orgânica ou sensorial da substância preservada, contextualizando os métodos analíticos utilizados. Para além de normas relacionadas com a substância armazenada com recurso à cortiça, esta tem de cumprir parâmetros mecânicos de durabilidade. Visitaram, também, os laboratórios de Análise Físico-Mecânica, onde visualizaram o equipamento utilizado para realizar ensaios de esforço. Entre laboratórios de análise, puderam também observar a sala onde se desenvolve um projeto intitulado “F1 In Schools”, que visa atrair jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional. Dentro da Análise Instrumental, tiveram o prazer de observar os laboratórios equipados com um cromatógrafo TOF, instrumento de análise conhecido pela sua rápida taxa de aquisição de dados. Finalizaram esta visita com esclarecimento de algumas questões e, obrigatoriamente, uma fotografia de grupo para recordar.
Em suma, esta experiência enriquecedora permitiu que os alunos do 12.º QA assistissem à utilização, em contexto de trabalho, de várias técnicas e instrumentos, já abordados em contexto de sala de aula, dimensionando-se, assim, a relevância do conteúdo das nossas disciplinas práticas e criando pontes entre a sala de aula e o mundo do trabalho.
Hélia Ferreira, do 12.º QA