Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Aula de Campo 1 – O Barroco no Porto: Igreja de Santa Clara e Igreja de São Francisco
Prof.ª Paula Oliveira18/11/2024
As saídas de campo caracterizam-se por serem uma estratégia motivadora e estimulante para os alunos, que rompem com as suas rotinas diárias, e, talvez por isso, se disponibilizam para aprender mais. Assim, os alunos do 11.º ano que frequentam a disciplina de História da Cultura e das Artes nos Cursos de Património e Turismo, de Assessoria Jurídica e Documentação e Línguas e Relações Empresariais tiveram a oportunidade, na passada quinta- feira, dia 14 de novembro, de realizar visitas guiadas às Igrejas de Santa Clara e de São Francisco, ambas na cidade do Porto.
Na Igreja de Santa Clara, os discentes foram desafiados pelo historiador António Miguel Santos a prestar mais atenção ao pormenor e a entender a lógica pictórica e escultórica do estilo Barroco, prosseguindo a “aula” a observar, fora dos manuais, todos os pormenores das histórias da Igreja de Santa Clara, num contínuo de provocação suscitado pelo anfitrião.
Uma agradável caminhada por espaços e ruas carregados de História que levaram o grupo até à Igreja de São Francisco foi a oportunidade para os alunos serem presenteados pela professora titular da turma com algumas curiosidades e especificidades históricas da Cidade do Porto. Todos sentiram que esta oportunidade se assumiu como um ponto de encontro de perspetivas, de envolvimento e de oportunidades e, sobretudo, um palco de memórias, discussão e reflexão. Às 11horas e 30 minutos, iniciaram a visita à Igreja e catacumbas de São Francisco, guiados pelo discurso apelativo e interessante do monitor, Luís Cerqueira. Para a professora, esta aula informal teve um impacto muito positivo nos alunos, pois permitiu-lhes a apropriação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula que foi possível experienciar “in loco” e promoveu o desenvolvimento de competências intersociais, perspetivando novas realidades e abrindo novos horizontes.
Para os alunos, convidados a partilhar uma reflexão sobre este momento, a aula revelou-se profundamente enriquecedora, porque as visitas guiadas pelo olhar atento dos guias permitiram-lhes mergulhar nas camadas históricas e artísticas que caracterizam a cidade. Cada igreja, com a sua singularidade arquitetónica, revelou-se um testemunho vivo da evolução cultural e religiosa do Porto, ao longo dos séculos. As explicações detalhadas sobre os estilos artísticos Barroco e Rococó, juntamente com as influências e os acontecimentos históricos que marcaram estas construções, deram-lhes uma nova perspetiva sobre a cidade e o seu património tornando reais as explicações do manual. Através das visitas, perceberam como a pintura, arquitetura e escultura se entrelaçam de forma tão intrínseca com a identidade da cidade, tornando a experiência uma verdadeira submersão na história, onde o passado se torna tangível e fascinante. Por fim, sentiram que a rica herança do Porto lhes ofereceu um cenário ideal para refletir sobre a relação entre a arte, a religião e o tempo.
Pelos alunos do 11.º PT, 11.º LR e 11.º AJD (História da Cultura e das Artes) com a Prof.ª Paula Oliveira