Aula de Campo 1 – O Barroco no Porto: Igreja de Santa Clara e Igreja de São Francisco

Prof.ª Paula Oliveira
18/11/2024

As saídas de campo caracterizam-se por serem uma estratégia motivadora e estimulante para os alunos, que rompem com as suas rotinas diárias, e, talvez por isso, se disponibilizam para aprender mais. Assim, os alunos do 11.º ano que frequentam a disciplina de História da Cultura e das Artes nos Cursos de Património e Turismo, de Assessoria Jurídica e Documentação e Línguas e Relações Empresariais tiveram a oportunidade, na passada quinta- feira, dia 14 de novembro, de realizar visitas guiadas às Igrejas de Santa Clara e de São Francisco, ambas na cidade do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Na Igreja de Santa Clara, os discentes foram desafiados pelo historiador António Miguel Santos a prestar mais atenção ao pormenor e a entender a lógica pictórica e escultórica do estilo Barroco, prosseguindo a “aula” a observar, fora dos manuais, todos os pormenores das histórias da Igreja de Santa Clara, num contínuo de provocação suscitado pelo anfitrião.


Uma agradável caminhada por espaços e ruas carregados de História que levaram o grupo até à Igreja de São Francisco foi a oportunidade para os alunos serem presenteados pela professora titular da turma com algumas curiosidades e especificidades históricas da Cidade do Porto. Todos sentiram que esta oportunidade se assumiu como um ponto de encontro de perspetivas, de envolvimento e de oportunidades e, sobretudo, um palco de memórias, discussão e reflexão. Às 11horas e 30 minutos, iniciaram a visita à Igreja e catacumbas de São Francisco, guiados pelo discurso apelativo e interessante do monitor, Luís Cerqueira. Para a professora, esta aula informal teve um impacto muito positivo nos alunos, pois permitiu-lhes a apropriação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula que foi possível experienciar “in loco” e promoveu o desenvolvimento de competências intersociais, perspetivando novas realidades e abrindo novos horizontes.


Para os alunos, convidados a partilhar uma reflexão sobre este momento, a aula revelou-se profundamente enriquecedora, porque as visitas guiadas pelo olhar atento dos guias permitiram-lhes mergulhar nas camadas históricas e artísticas que caracterizam a cidade. Cada igreja, com a sua singularidade arquitetónica, revelou-se um testemunho vivo da evolução cultural e religiosa do Porto, ao longo dos séculos. As explicações detalhadas sobre os estilos artísticos Barroco e Rococó, juntamente com as influências e os acontecimentos históricos que marcaram estas construções, deram-lhes uma nova perspetiva sobre a cidade e o seu património tornando reais as explicações do manual. Através das visitas, perceberam como a pintura, arquitetura e escultura se entrelaçam de forma tão intrínseca com a identidade da cidade, tornando a experiência uma verdadeira submersão na história, onde o passado se torna tangível e fascinante. Por fim, sentiram que a rica herança do Porto lhes ofereceu um cenário ideal para refletir sobre a relação entre a arte, a religião e o tempo.

 

Pelos alunos do 11.º PT, 11.º LR e 11.º AJD (História da Cultura e das Artes)
com a Prof.ª Paula Oliveira

 

GALERIA DE IMAGENS