Tal como no dia anterior, o terceiro dia começou com um momento de reflexão para as turmas do 10.º T2 e 10.º T3 com a atividade “Transformers”, proposta pela Pastoral Juvenil Vocacional da Província de Fátima – Missionários Claretianos; realizou-se, também, a “tradicional” Simulação de Julgamento para as turmas do 10.º ano de Ciências Sociais e Humanas, bem assim como para o 12.º AJD, 11.º ET e 11.º IF; prosseguiu a realização o “Escape Room” e a III Edição das OLEF; e continuamos a receber no CIC, para a visita à ExpoCIC, alunos de outras Escolas (Argoncilhe e Costa Matos), visitas que nos enchem de orgulho por termos a oportunidade de continuar a partilhar e mostrar o trabalho dos nossos alunos.
Num mundo cada vez mais globalizado, realizou-se, ainda durante a manhã, uma conferência subordinada ao tema “Moldar o Futuro da Europa – A Comissão Europeia em Ação”, com a presença da Eng.ª Susana Xará, da Comissão Europeia, para os alunos dos 11.º e 12.º anos do curso de Contabilidade e Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial e 12.º ano de Informática de Gestão.
De tarde, os alunos do 11.º AJD e 12.º LR puderam assistir a uma conferência sobre a “Relevância do Direito Internacional”; seguiu-se o “Debate Fast Fashion e Sustentabilidade”, para os alunos do 10.º H1, H2 e H3 e para os do 11.º e 12.º LR; ao mesmo tempo, continuavam a chegar alunos de outras Escolas (Valadares) para visitar a ExpoCIC 25.
Quase no encerramento da ExpoCIC 2025, a APCIC procedeu à entrega do prémio de melhor “stand” que, este ano, foi para o curso de Biotecnologia. Parabéns ao curso vencedor, bem assim como a todos os restantes cursos pelo empenho e seriedade com que se dedicaram na montagem do respetivo “stand”. Parabéns a todos!
O último dia da Semana Cultural / ExpoCIC 2025 termina em ambiente de festa, indo todos os caminhos dar ao pavilhão Gimnodesportivo, local onde se realiza mais uma edição do “CIC Dance”, iniciativa da qual, oportunamente, daremos conta.
O terceiro e último dia da Semana Cultural / ExpoCIC 2025 não marca apenas o fim de um evento, pelo contrário, reafirma o compromisso do CIC com a formação integral dos alunos: as diversas atividades, suportadas pelo tema da Sustentabilidade, proporcionaram experiências que vão muito mais além do conhecimento académico; esta Semana Cultural / ExpoCIC 2025 reforçou a nossa visão de que a educação centrada em princípios éticos sólidos “cultiva” mentes brilhantes mas também corações compassivos, por isso, ao encerrarmos mais uma Semana Cultural / ExpoCIC, estamos certos de que as “sementes” lançadas hoje darão os seus “frutos” no futuro, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com o Bem Comum.
CIC