Assim, o dia 23 de outubro foi um dia repleto de alegria, de emoção e entusiasmo, tendo sempre como referência a vida e obra de um Homem extraordinário, que sempre demonstrou uma grande vontade de Evangelizar.
Todas as atividades programadas durante este dia, quer pelo Conselho Pastoral, quer pelos Coordenadores de Curso e/ou Grupos Disciplinares, tiveram como objetivo último aprofundar e reforçar o conhecimento sobre Claret, tendo-se, inclusivamente, durante as várias celebrações realizadas por áreas de formação, procurado estabelecer uma analogia com as várias características/dimensões da vida de Sto. António Maria Claret, por exemplo, Claret como “artista e investigador” na fábrica dos pais (Ciências e Tecnologias e Artes Gráficas), Claret cujo poder da Palavra fazia “eco” no coração de muitos (Ciências e Humanidades), bem assim como o poder da escrita na partilha e disseminação da sua fé – Claret sempre revelou uma grande vontade de evangelizar. Claret que propôs uma economia diferenciada (perspicácia financeira) para ajudar os pobres (Ciências Económicas), e que vai ao encontro de uma das prioridades do Papa Francisco – a “Economia de Francisco” sobre a fraternidade; a atitude do Cuidado que devemos ter uns para com os outros (Ciências e Saúde), é cada vez mais urgente “sabermos cuidar” (física e espiritualmente) uns dos outros;
Com estes exemplos, procurou-se que todos “transportassem” a Mensagem de Sto. António Maria Claret para a nossa realidade social e pessoal.
As diferentes celebrações, bem assim como as atividades realizadas pelos Coordenadores de Curso e/ou Grupos Disciplinares, realizaram-se durante a manhã.
Ao início da tarde, as aulas decorreram com normalidade, sendo que, por volta das 16h15, a “Família CIC reuniu-se nos espaços exteriores para encerrar o Dia do Colégio e do seu Patrono em Família, com uma atividade conjunta, em que a alegria e a dança foram uma constante.
Mais um dia do Colégio vivido e celebrado em Família, momentos de confraternização com um sentimento único que só é possível porque é vivido e partilhado COM e PARA os OUTROS, à semelhança de Sto. António Maria Claret que dizia que o “Amor é a única e Verdadeira Linguagem do Coração”, para isso é necessário promover e facilitar o ENCONTRO, procurando “CAMINHAR NOS SAPATOS DO OUTRO”, concretizando esta mensagem em ações concretas no nosso quotidiano, quer individualmente, quer coletivamente.
Parabéns a toda a Família CIC por mais este Dia do Colégio e por mais uma oportunidade de sermos e fazermos os outros felizes. Também por isso, é com muito orgulho que partilhamos, junto desta crónica, alguns registos fotográficos de mais um Dia do Colégio e de Sto. António Maria Claret.
CIC