Missa de Finalistas de 2025 do CIC

Equipa Pastoral
04/06/2025

Levo comigo tudo o que vivi aqui, com a certeza de que sou uma pessoa diferente daquela que entrou por estas portas no 10.º ano — mais forte, mais consciente e mais preparada para o que aí vem.” Foi com estas palavras da Carmen, aluna finalista do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, que arrancou a Missa dos Finalistas de 2025 do Colégio Internato dos Carvalhos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foi uma celebração de ação de graças por todas as experiências vividas nos últimos 3 anos, e simultaneamente uma celebração de envio para a multitude de caminhos que se abrem aos pés de cada um dos cerca de 400 alunos que agora concluem esta etapa, expectantes pelos novos desafios.


Sob o lema “Uma luz que levamos no caminho”, todos os finalistas foram convidados a refletir sobre o seu papel na (re)construção do mundo no qual são cada vez mais intervenientes ativos e decisivos no futuro que projetam. De cada um destes jovens emana uma luz que é sorriso, é alegria, é amor, é sabedoria, é presença de Deus e esperança. Marcas que deixaram nos corredores do CIC e agora vão “brilhar” para lá dos muros, dando passos seguros e iluminando caminhos.


Na celebração houve também espaço para, no ofertório, cada turma deixar no altar o que de mais significativo leva destes três anos, representado num símbolo e num texto que tornou palpável as emoções que viveram nesse momento.


No momento de ação de graças foi a vez dos coordenadores dos 14 cursos e tutores das turmas de 12.º ano partilharem com a assembleia a marca que estes alunos deixam ficar na comunidade. As palavras emocionadas eram um sinal claro do quão significativa foi a passagem destes alunos na vida de cada membro da comunidade escolar.


Já se sentia a tensão da despedida, um momento tão aguardado por todos (pois representa a conquista de mais uma meta no percurso de cada aluno), e simultaneamente tão temido, pois é sair do conforto desta comunidade que os acolheu há 3 anos e “saltar” para o desconhecido, para uma nova etapa com novos desafios, mas que não devem temer.


No final da celebração, após escutar a voz dos pais através da APCIC (Associação de Pais do CIC), foi o momento em que a grande maioria se deixou dominar pela emoção e as lágrimas não conseguiram ser contidas. A lembrança entregue a cada um pelo respetivo coordenador de curso, os abraços sentidos, as genuínas manifestações de amizade que eram vividas em cada recanto do Santuário são o sinal de que esta é uma verdadeira comunidade em que todos saem mais fortes das vivências que se experienciam em cada ano, em cada ciclo que se completa.


Repetindo as palavras da representante dos pais (APCIC): “Há um mundo à vossa espera e acredito que darão o vosso melhor para o tornarem naquele em que querem viver. Acreditamos que guardarão na memória as amizades, as emoções e as experiências vividas na passagem por este colégio que é o CIC.”


Em conclusão, faz todo o sentido a frase de Antoine de Saint Exupéry: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

 

Equipa Pastoral

 

GALERIA DE IMAGENS