Mobilidade Erasmus+ Juntos na Diversidade e Inclusão nos Países Baixos

As professoras Fernanda Belém e Maria José Fontes
11/03/2025

No seu projeto educativo, o CIC desafia os jovens, nomeadamente para a diversidade e a interculturalidade, fomentando o intercâmbio de culturas e saberes a nível nacional e transnacional, promovendo uma educação humanista e inclusiva que tenha em conta as características e condições individuais de cada aluno/a. Daí a importância da dinamização de atividades extracurriculares e projetos de natureza multidisciplinar, como é o caso do projeto Erasmus+.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Sob o tema da “Diversidade e Inclusão”, desta vez, a mobilidade do projeto ERASMUS+ teve lugar em Gemert, nos Países Baixos, entre os dias 22 de fevereiro e 1 de março.


Dez alunos do CIC, dos 10.º e 11.º anos, e duas professoras, Fernanda Belém e Maria José Fontes, aventuraram-se e, durante uma semana, integraram a Comunidade Educativa do Commanderij College Macropedius, juntamente com dez alunos do Colégio Claret de Las Palmas e outros dez do Gynnasium Adolfinum, Buckeburg, da Alemanha.


Todas as atividades foram cuidadosamente preparadas pelo Commanderij College Macropedius e refletiram o seu compromisso para com o tema desta mobilidade. Numa escola interessante e com características facilmente adaptáveis ao nosso modelo de ensino, são de realçar as frases motivacionais que se encontravam nas paredes de vidro das suas salas, como, por exemplo, “Tables turn, bridges burn, you live and learn” – Drake.


No final de uma semana repleta de aprendizagens, trocas culturais e momentos marcantes, foi impossível não refletir sobre a profundidade e o impacto das experiências vividas. O tema central desta semana, diversidade e inclusão, revelou-se mais do que um conceito, tornou-se uma prática viva e uma inspiração para todos os participantes.


Em conjunto, todos tiveram oportunidade de debater e compreender os desafios que a diversidade apresenta e, também, os benefícios de se construírem comunidades inclusivas.


As diferentes atividades desenvolvidas ao longo da semana - visitas, palestras, “workshops” e atividades desportivas - mostraram que incluir não é apenas acolher, mas, sim, criar espaços onde todos possam prosperar.


A interação entre os participantes dos diferentes países foi um ponto alto desta experiência. Quebraram barreiras, aprenderam uns com os outros e perceberam que, apesar das diferenças culturais, partilhavam o desejo de construir um futuro mais igualitário e justo.


Um agradecimento especial a todo(a)s o(a)s aluno(a)s que participaram nesta mobilidade. A postura exemplar e o compromisso incansável de todos foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa.

 

As professoras Fernanda Belém e Maria José Fontes

 

GALERIA DE IMAGENS