Aproximadamente às 21h30, a Dr.ª Ana Cadete e a Dr.ª Ana Sofia, a quem coube a responsabilidade de “conduzir” esta Sessão Solene Académica, em nome do Conselho Diretivo e da Direção Pedagógica do Colégio, deram as boas-vindas a todos e começaram por apresentar os convidados que estiveram presentes nesta Sessão Solene Académica CIC 2024/25, a saber: o ex.mo Sr. Hélder Pereira, em representação da Associação de Pais do CIC (APCIC); o professor Joaquim Tavares, presidente da Assembleia da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo e, recentemente, Presidente eleito da Junta de Freguesia de Pedroso; o Dr. Paulo Pinho, Administrador do CIC; o Eng.º Evaristo Moreira, Diretor Pedagógico do CIC; e o Sr. Pe. José Maia, Missionário Claretiano e Presidente do Conselho Diretivo do CIC.
A Sessão Solene Académica é um momento de gratidão e de homenagens, uma noite na qual se (re)conhece o esforço individual e coletivo e em que são distinguido(a)s todo(a)s o(a)s aluno(a)s que integram o Quadro de Excelência do ano letivo anterior, neste caso 2024/25.
Abriu esta Sessão Solene Académica o Sr. Pe. José Maia, com uma palavra de boas-vindas a todos, bem assim como de felicitações a todo(a)s o(a)s homenageado(a)s, resultado do esforço de toda a Comunidade Educativa, tendo destacado a disponibilidade dos Órgãos Diretivos em continuar a cooperar com as Famílias. Valorizou a qualidade académica e humana do(a)s Aluno(a)s e Ex-aluno(a)s do CIC com uma expressão de grande incentivo “Vós sois incríveis!”. Para além disso, agradeceu o trabalho do(a)s Colaboradore(a)s Docentes e Não-docentes do CIC.
Seguiu-se uma intervenção do Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, que, na ocasião, após ter cumprimentado todos os presentes e felicitado o(a)s homenageado(a)s, deixou duas ideias: o CIC ministra uma formação que permite a aluno(a)s com perfis diferentes fazerem o seu percurso individual com sucesso, e os resultados são, também, fruto de um trabalho colaborativo entre a Família, a Escola e o(a)s Aluno(a)s. Parafraseando alguns versos do célebre poema “Cântico Negro”, de José Régio, deixou, também, um alerta para os caminhos que devem ser trilhados pelo(a)s recentes ex-aluno(a)s perante os desafios tecnológicos, sociais que lhes são colocados, centrando as suas escolhas nos caminhos que não deveriam seguir – “Não sei por onde vou, / Não sei para onde vou / - Sei que não vou por aí!” Por fim, agradeceu a confiança que os Pais continuam a depositar no Colégio.
De seguida, assistiu-se à projeção de um vídeo que representava a importância da formação humana do Colégio e diversas ações de cariz voluntário.
Durante esta Sessão Solene, também foram entregues diplomas de mérito ao(à)s aluno(a)s que frequentaram, no ano anterior, o 10.º e 11.º anos por alguns(umas) professore(a)s que o(a)s ajudaram a crescer pessoal e academicamente.
Como um momento de descontração musical, o aluno Gonçalo Guimarães improvisou o tema “Fly me to the moon”.
De seguida, “sem respirar”, o professor Joaquim Tavares, na qualidade de Presidente da Assembleia da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo e Presidente recém-eleito da Junta de Freguesia de Pedroso, pelo PS, parabenteou o Colégio, Aluno(a)s e Ex-aluno(a)s pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Recordou momentos enquanto aluno e professor e, por fim, prometeu um apoio, através de protocolos, por exemplo, ao CIC, visto que é uma instituição que valoriza a freguesia de Pedroso e o concelho de Vila Nova de Gaia.
Seguiu-se uma intervenção de um aluno finalista 2024/25, Rafael Teixeira, com uma mensagem na qual partilhou alguns dos momentos vividos no CIC, sempre com palavras de gratidão por todos esses momentos: “(…) Foi então que comecei a perceber algo essencial: no CIC, ninguém está verdadeiramente sozinho. Aos poucos, comecei a encontrar pessoas que se preocupavam comigo — colegas que me ouviam, professores que me motivavam, funcionários que me perguntavam se estava tudo bem e, que, muitas vezes, também estavam lá para nos chamar à atenção do barulho enquanto esperávamos pelo professor! (…) A vocês, caros alunos, que hoje ocupam os lugares que um dia foram nossos, quero deixar uma mensagem simples: aproveitem cada momento. Absorvam tudo o que puderem: não apenas das aulas, mas das conversas nos intervalos, das atividades extracurriculares, dos conselhos dos vossos professores. Questionem, errem, aprendam com os erros e levantem-se mais fortes! (…)”.
No momento seguinte, foram entregues diplomas pelo Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, e pelo professor Joaquim Tavares aos alunos que participaram em atividades exteriores e de grande relevo a nível nacional. O(A)s aluno(a)s apresentaram excelentes resultados e, para além disso, desenvolveram outras competências que o(a)s fizeram crescer enquanto aluno(a)s e seres sociais. Este(a)s Aluno(a)s pertenciam a todos os cursos, o que é ilustrativo da preocupação de todos numa participação efetiva e útil em diferentes contextos.
O momento musical seguinte esteve a cargo, novamente, do aluno Gonçalo Guimarães, que tocou um prelúdio em do#m de Rachmaninoff. Este cativou todo o auditório e, em especial, os colegas que o aplaudiram com muita emoção.
Quase a terminar a Sessão Solene, foram entregues as medalhas de 25 anos a quatro Docentes, a saber: às professoras Ana Cadete, Elisabeth Couto e Paula Oliveira e ao professor Ricardo Silva que fez um discurso emocionado, tendo evidenciado vários aspetos relevantes, nomeadamente a importância de ser professor e a forma como este pode influenciar a vida dos alunos. No final do discurso, todos aplaudiram de pé estes docentes que ajudaram e ajudam a elevar o nome do Colégio.
Por fim, o Administrador do CIC, Dr. Paulo Pinho, também usou da palavra para agradecer a presença de todos, cumprimentar e felicitar os homenageados da noite.
Aproveitando o regresso à Casa CIC do(a)s Aluno(a)s finalistas do ano letivo 2024/25, o CIC quis fazer um “miminho”, tendo oferecido a cada um(a), pelas mãos do(a)s respetivo(a)s Coordenadore(a)s de Curso, um “Pin” do Colégio, um gesto simbólico para perpetuar todos os momentos vividos no Colégio.
CIC