Obrigado!


23/06/2020

Caro Membro da Comunidade Educativa:
Neste quase final de ano letivo 2019/2020, como Diretor Pedagógico, e em representação dos Órgãos Diretivos do Colégio Internato dos Carvalhos, quero deixar-vos uma palavra de muito apreço. Para todos vós: Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Colaboradores Docentes e Não-Docentes, Parceiros Institucionais...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Caro Membro da Comunidade Educativa:

Neste quase final de ano letivo 2019/2020, como Diretor Pedagógico, e em representação dos Órgãos Diretivos do Colégio Internato dos Carvalhos, quero deixar-vos uma palavra de muito apreço. Para todos vós: Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Colaboradores Docentes e Não-Docentes, Parceiros Institucionais.


Quando em setembro de 2019, iniciámos mais um ano letivo, estávamos todos convencidos de que seria mais um ano pautado pela normalidade. Porém, como diz o povo, “o homem põe e Deus dispõe”. E assim uma pandemia veio alterar tudo o que tínhamos previsto. E é por isso que vos quero deixar esta palavra sincera de muito apreço e reconhecimento.


Em meados de março, de um momento para o outro, tivemos de alterar as nossas rotinas. Todos nós, Alunos, Professores, Diretores e restantes Colaboradores, Entidades de acolhimento de FCT, passámos a trabalhar de uma outra maneira - o chamado teletrabalho.
E deixem-me dizer-vos que, se no início, tive algum receio do que pudesse acontecer, poucos dias depois fiquei convencido das enormes capacidades que nós, como seres humanos, possuímos.


Efetivamente, os Professores, no espaço de poucos dias, alteraram o paradigma de aulas presenciais, para aulas a distância. Os Alunos deixaram a sala de aula e passaram a usar a sua casa como escola, deixando de encontrar presencialmente os seus colegas e amigos, os seus professores, os colaboradores não-docentes que, com eles, diariamente, de forma amigável, interagiam. Os Diretores continuaram a dirigir o Colégio de forma permanente, mas diferente, reunindo com grande periodicidade através de uma plataforma digital (“Microsoft Teams”), resolvendo os problemas que iam surgindo com rapidez e eficácia, informando toda a Comunidade Educativa daquilo que, de acordo com o lema do nosso patrono St.º António Maria Claret, era “mais urgente, oportuno e eficaz”.


Confesso, então, que foi uma muita agradável surpresa aquilo a que assisti, pois TODOS, sem exceção, demos um exemplo de adaptação, de competência, de compreensão e, sobretudo, de civismo, que me apraz registar. Parabéns por isso!


Todavia, este ano letivo de 2019/2020, apesar de tudo isso que fizemos de bom, vai ficar para sempre marcado nas nossas memórias, não apenas pela pandemia da Covid-19, mas por aquilo que esta pandemia alterou nas nossas vidas.


Foi a ExpoCIC que não se pôde realizar. Quanta frustração para centenas de alunos que veem nesse evento, já com profundas raízes no CIC, uma semana letiva diferente, onde podem mostrar à Comunidade Educativa o que de muito bom fazem na escola! Mas a ExpoCIC há de voltar para toda a geração de alunos que, em 2019/2020, estava no CIC no 10.º ou 11.º anos, assim como o CICMUN (agora GaiaMUN) e outros eventos, igualmente, importantes. Infelizmente, há falhas que não são preenchíveis, para os alunos do 12.º ano, já que, este ano, deixam o CIC - refiro-me à Missa de Finalistas, celebração onde é manifesta a vertente do Humanismo Cristão que esta casa defende e pratica, alicerçada em valores e atitudes, e o Baile de Finalistas, momento único na vivência de quem por aqui passa, com o “glamour”, a alegria e a felicidade patenteados na indumentária e nos rostos dos nossos jovens. São, de facto, duas lacunas nas vossas vidas!


Mas elas foram substituídas por um bem incomensuravelmente maior: o vosso e nosso bem-estar, a vossa e a nossa saúde.


Por tudo isto, em nome dos Órgãos Diretivos desta casa, quero deixar vos estas palavras e desejar que este final de ano letivo seja recheado de sucesso, pessoal e académico. Que o futuro seja risonho e que outras pandemias não venham perturbar o nosso futuro!


E já sabem que, como dizia Saint-Exupéry, “Quem parte deixa sempre um pouco de si, leva sempre um pouco de nós”. Vós que partireis desta casa, no final deste ano letivo, sabeis que esta casa será sempre vossa, pois “CIC uma vez, CIC para sempre”. Por isso, voltai sempre que o desejardes, dado que esta casa e os seus responsáveis estarão sempre de braços abertos para vos receber.


Para os Pais e Encarregados de Educação que sempre estiveram recetivos à nossa ação, que compreenderam e apoiaram as nossas decisões, muitas delas fruto de orientações superiores, o nosso reconhecido agradecimento.


Como costumamos, justificadamente, dizer “como outras, somos uma escola, mas não somos uma escola como as outras”, querendo continuar a ser uma “Escola de Futuro com valor(es)”!


Um bem-haja a todos vós!

 


Pel’ O Conselho Diretivo,
Dr. José Pedrosa

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS