REUNIÃO GERAL DE COLABORADORES DO CIC

CIC
14/09/2020

Após a ação de formação, e quase a dar as boas vindas aos novos alunos do 10.º ano que ingressam no CIC a partir do dia 14 de setembro, realizou-se, no dia 11, pelas 9h00, no Auditório Claret (Santuário Coração de Maria), a reunião geral de todos os Colaboradores (Docentes e Não-Docentes) com o Conselho Diretivo. Dada a pandemia da COVID-19, o espaço amplo do Auditório Claret possibilitou o cumprimento de todas as regras de distanciamento social, conforme indicação das autoridades competentes.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O Presidente do Conselho Diretivo e Representante da Entidade Titular, Pe. José Maia, iniciou a reunião com uma palavra de agradecimento pela forma como tudo tem decorrido até ao momento, pese embora a situação atípica e os desafios daí decorrentes. Depois, partilhou com todos os presentes a aposentação do Diretor Administrativo, Sr. Fernando Gomes, ao mesmo tempo que deu a conhecer que a Dra. Cláudia Pinho, até então na função de apoio à Direção Pedagógica, o substituiu nessa função.


Prosseguiu comunicando que o ano letivo 2020/21 será o último ano que o atual Diretor Pedagógico, Dr. José Pedrosa, estará em exercício, dado que, também, se aposentará no final do presente ano, informando que o Eng.º Evaristo Moreira, atualmente Vogal da Direção Pedagógica responsável pela Formação e Inovação Pedagógica, foi a pessoa convidada para, ao longo deste ano, trabalhar de forma mais próxima com o Dr. José Pedrosa, de forma a dar continuidade a esta função, a partir do ano letivo 2021/22.


Antes de terminar esta primeira parte da sua intervenção, agradeceu ao Dr. José Pedrosa e ao Sr. Fernando Gomes por todo o trabalho, empenho, entrega e dedicação ao CIC.


Continuou reiterando o que havia feito na ação de formação, pelo que felicitou todos os que estiveram envolvidos no processo EQAVET, assim como todos os Coordenadores de Curso que, no final do ano letivo 2019/20, estiveram envolvidos no trabalho de revisão dos Programas dos nossos Cursos com Planos Próprios e que estão em análise na ANQEP.


Terminou a sua intervenção recordando que o Projeto Educativo do CIC terá de ser a “bússola” de toda a nossa ação educativa, que o CIC tem uma formação diferenciada, mas que deve manter-se sempre fiel ao Ideário dos Colégios Claretianos. Por último, deixou uma palavra de esperança para o novo ano que agora se inicia.


De seguida, o Diretor Pedagógico, Dr. José Pedrosa, formulou votos de um bom regresso para todos, que será um regresso nas condições possíveis, tendo em conta a atual situação de pandemia.


Depois, abordou toda a reorganização que foi necessário fazer na dinâmica escolar, de acordo com as indicações da DGS e da Tutela, informações já enviadas, oportunamente, de forma clara a toda a Comunidade Educativa. Reiterou, igualmente, o agradecimento e reconhecimento feito pelo Pe. José Maia aos Coordenadores de Curso no trabalho de revisão dos Programas enviados para a ANQEP, assim como o trabalho da equipa que liderou o processo EQAVET. Deu conhecer, também, uma ou outra alteração que ocorrerá em algum Grupo Disciplinar ou equipa de trabalho, agradecendo a quem desempenhou essas funções até ao momento presente e desejando o melhor (des)empenho a quem assume esses cargos.


Terminou desejando que o ano letivo 2020/21 seja pautado por toda a normalidade e regularidade possíveis, sublinhando que cabe a cada um e a todos nós adotar comportamentos responsáveis que zelem pelo bem-estar e saúde. No entanto, alertou para o facto de devermos estar preparados para todos os cenários que possam ocorrer em função da evolução pandémica, expressando votos de muita saúde para todos os Colaboradores e respetivas famílias.


Seguidamente, o Dr. Paulo Pinho, Administrador do CIC, numa breve intervenção, ainda falou sobre algumas questões específicas sobre o financiamento dos Cursos ministrados no CIC.


No momento seguinte, a Dra. Ana Sofia Viana, Vogal da Direção Pedagógica responsável pelo Conselho Pastoral e de Gestão de Projetos, dirigiu-se a todos os presentes explicando que a entrega simbólica de um porta- chaves com o formato de uma casa a todos os Colaboradores no início da reunião representava a pertença de cada um a esta CASA, por isso era fundamental que todos entremos neste Projeto, dando continuidade à construção da nossa Identidade Claretiana, na qual todos somos corresponsáveis.


O Presidente do Conselho Diretivo e Representante da Entidade Titular encerrou esta reunião, realçando a necessidade de todos nos sintonizarmos com o Projeto Pastoral da Congregação dos Missionários Claretianos.


Após esta reunião, estamos preparados para receber os novos alunos do CIC, mas é imprescindível que todos tenhamos comportamentos responsáveis, tendo em conta o Bem Comum e saúde de todos e de cada um, continuando o nosso caminho como “Escola de Futuro Com Valor(es)”.


Votos de um excelente ano letivo com serenidade, segurança, saúde e sucessos para toda a Comunidade Educativa!

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS