Docentes do Grupo Disciplinar de Ciências Naturais do CIC realizaram uma manhã de partilha e formação na CESPU

Grupo Disciplinar de Ciências Naturais
12/04/2024

No âmbito do Protocolo de Cooperação Institucional que o CIC tem com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário – Gandra –, as Docentes do Grupo Disciplinar de Ciências Naturais do CIC, durante a manhã do dia 11 de abril, realizaram um momento de partilha e formação na CESPU orientadas por Docentes/Investigadoras da mesma área científica da referida Instituição.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Chegadas à CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, foram recebidas pelo Vice-Reitor da CESPU, Professor Doutor Joaquim Moreira, momento para as apresentações, para um café e ainda para alguns minutos de confraternização.

 

Seguidamente, com a colaboração e orientação de três Docentes/Investigadoras da CESPU, e após se terem dividido em dois grupos por forma a não perturbar os trabalhos letivos a decorrer, realizou-se uma visita pelas instalações da CESPU, que não foi uma simples visita, uma vez que, durante a mesma, as pausas nos diversos espaços/laboratórios se transformaram em excelentes e privilegiados momentos de aprendizagem para os nossos professores.

 

Durante estes momentos, o foco foi no curso de Ciências Biomédicas, pelo que as nossas Docentes tiveram o privilégio de contactar com técnicas e equipamentos de vanguarda como termocicladores, sequenciadores, citómetro de fluxo, microscópio de fluorescência, microscópio invertido, entre outros. As técnicas biotecnológicas e biomédicas, desenvolvidas nesta instituição, vão desde a amplificação e sequenciação de DNA e de RNA, cDNA, análises histológicas, contagem de células de forma automática ou produzir e estudar o efeito de fármacos em diferentes contextos como, por exemplo, em células tumorais.

 

Registamos, também, com muita alegria, o facto de nos termos cruzado nos corredores da Instituição com ex-alunos do CIC, tendo constatado que, orgulhosamente, usam a bata com o símbolo do CIC!

 

No final destes momentos de partilha e aprendizagem, a convite da CESPU, o momento foi para confraternizar “à volta da mesa”. Após um animado almoço, fez-se a fotografia de grupo para registar esta primeira ação em que se estreitaram as relações entre ambas as Instituições.

 

Queremos deixar uma palavra de GRATIDÃO aos responsáveis da CESPU, na pessoa do Vice-Reitor, Professor Doutor Joaquim Moreira, pela forma como nos receberam, bem assim como na disponibilidade em colaborar connosco na nossa missão de educar/ensinar, uma vez que, contribuindo na formação científica dos nossos professores, estão a colaborar numa melhor educação dos nossos alunos – quanto mais bem preparados estiverem os nossos professores mais e melhores conhecimentos irão receber os nossos alunos.

 

Por fim, deixamos um breve testemunho das Docentes do CIC, que é elucidativa dos momentos vividos durante esta manhã na CESPU: “Esta experiência enriquecedora, não só profissional como pessoal, também nos trouxe uma maior noção da necessidade de atualizarmos e prepararmos, ainda melhor, os nossos alunos para desafios futuros, sem nunca descurar as competências basilares.

 

CIC
Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

 

GALERIA DE IMAGENS