CPAS e CPAS Júnior 2024: Um Sucesso!

MA
01/04/2024

No passado dia 20 de março de 2024, durante o segundo dia da EXPOCIC 24, teve lugar o já "tradicional" CPAS e CPAS Júnior, o concurso de programação destinado aos alunos do ensino secundário. Este ano, o evento permaneceu limitado aos alunos do CIC, mas com a promessa de voltar a ser nacional no próximo ano!

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O CPAS é um concurso de programação direcionado aos alunos do ensino secundário, restrito este ano aos alunos do CIC, no qual os participantes são desafiados a desenvolver programas para resolver nove problemas de dificuldade crescente. As linguagens de programação permitidas são C/C++, Python e C#. O CPAS é voltado para os alunos do 11º e 12º ano do Curso de Informática, enquanto o CPAS Júnior é exclusivo para os alunos do 10º ano da Área de Ciências e Tecnologias. Os problemas propostos, bem como as regras e o tempo de prova, são os mesmos para ambos os concursos. (recorde aqui as edições passadas)

 

Um total de 30 equipas, compostas por 2 elementos cada, marcaram presença, incluindo alunos do Curso de Informática do CIC, do 11º IF e do 12º IF, além de alunos do 10º ano da Área de Ciências e Tecnologias. A prova teve a duração de 120 minutos e consistiu em 9 exercícios para resolver.

 

Apesar da equipe BELMIROS ter liderado desde o início, a prova foi bastante emocionante, com mudanças sucessivas nas posições restantes e, especialmente, na classificação do CPAS Júnior. Destaca-se que os primeiros classificados resolveram 8 dos 9 exercícios e que, em média, todas as equipas submeteram com sucesso pelo menos 5 exercícios.

 

A classificação final do CPAS Júnior foi a seguinte:

1.º Lugar - CALMEX_T3, composta pelos alunos Rafael Ribeiro Silva e Sérgio Vdovychenko, ambos do 10.º T3;
2.º Lugar - CodeWarriors, representada apenas por Eduardo Sá devido à doença do aluno Gabriel Borges (parabéns pelo desempenho!) - ambos do 10.º T3;
3.º Lugar - BARRAS, composta pelas alunas Iara Cardoso Ferreira e Matilde de Sousa Mendes, ambas do 10.º T2.

 

A classificação final do CPAS foi a seguinte:

1.º Lugar - Belmiros, composta pelos alunos Rafael Lima Teixeira e Guilherme Pinto Ferreira, ambos do 11.º IF;
2.º Lugar - Os Manecas, composta pelos alunos David Moreira e Salvador Pinto, ambos do 11.º IF;
3.º Lugar - Blonde_brunette, composta pelas alunas Iris Botelho e Roksolana Artymovych, ambas do 12.º IF.

Consulte aqui a classificação geral

 

A todos, sem exceção, obrigado pela vossa atitude, postura e empenho no CPAS. Isso reforça a crença de que o esforço dedicado pelos professores a este tipo de atividades realmente vale a pena!

 

Um agradecimento especial ao nosso Duarte Nóbrega, que, embora já seja ex-aluno do Curso de Informática desde 2020, não pôde estar presente este ano devido a compromissos profissionais, mas tem sido uma ajuda valiosa nesta iniciativa, contribuindo com a elaboração e preparação dos problemas. Fica a promessa de que, no próximo ano letivo, o CPAS voltará a ser aberto a todos os alunos de todas as escolas.

 

Até ao próximo ano letivo!

 

GDI
MA

 

GALERIA DE IMAGENS