Celebração Pascal da Comunidade CIC

Prof. Carlos Coutinho
10/04/2024

Durante o tempo da Quaresma, foi lançado aos alunos o desafio de, num processo de questionamento e descoberta pessoal, identificarem atitudes que gostariam de aperfeiçoar na sua personalidade: agressividade, egoísmo, indiferença, solidão, intriga, medo. Foi lançado o repto à mudança, transformação.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No regresso às aulas para o terceiro período letivo, e dando continuidade à dinâmica Quaresmal, tivemos a nossa Celebração Pascal comunitária. Divididos por dois momentos, todos os alunos foram convidados a um momento de reflexão pessoal sobre a mensagem da Páscoa.

 

A celebração Pascal foi vivida num clima de silêncio, interioridade e reflexão. A partir de um conjunto de frases do Novo Testamento e de personalidades como Papa Francisco, Santa Teresa de Calcutá, Santo Agostinho, São Francisco de Assis e São João da Cruz, os alunos “transportaram” para a sua vida a mensagem da vitória do Amor sobre a Morte. Com os olhos centrados na Cruz da morte, vencida pelo amor da Ressurreição, os alunos foram convidados a ser transformados e ser sinal dessa transformação nas suas comunidades, sendo “almas sorridentes”.

 

Nos últimos minutos da celebração, fez-se a Adoração ao Santíssimo. Com o corpo de Cristo eucarístico presente no altar, cada um pôde escutar no seu coração a mensagem pessoal que Jesus dirige a cada um de nós, bem como deixar a sua oração numa “conversa” íntima com Deus.

 

Escutámos a passagem da chegada das mulheres ao sepulcro onde o corpo de Cristo havia sido sepultado: Jesus, o crucificado, já não está aqui! Ressuscitou e vai à vossa frente. Tenhamos a coragem de seguir o caminho que Jesus, pela sua vida, morte e ressurreição, nos aponta.

 

Uma Santa Páscoa para todos!

 

“Jesus caminha para a Cruz, morre na Cruz, para que (pela Sua ressurreição) a nossa alma possa sorrir” – Papa Francisco, JMJ23

Pel’ O Conselho Pastoral
Prof. Carlos Coutinho

 

GALERIA DE IMAGENS