Simulacro de incêndio no CIC

CIC
17/04/2024

A realização de um Simulacro é uma medida de prevenção fundamental para garantir a segurança nas diferentes Instituições, como, por exemplo, nas Instituições de Ensino. Tendo por base este pressuposto, o CIC realizou, no dia 16 de abril, um Simulacro de Incêndio.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Pese embora este Simulacro ter sido realizado sem aviso prévio, ou seja, a comunidade educativa não sabia o dia e a hora em que o mesmo iria acontecer, houve uma preparação e um planeamento antecipado, cujo objetivo foi prever cenários por forma a que TODOS estivessem preparados e soubessem como proceder numa situação real.

 

Este Simulacro começou a ser preparado com bastante antecedência, uma vez que se realizaram diversas reuniões de preparação com as várias equipas de segurança, coordenadas pelo Responsável de Segurança e Administrador do CIC, Dr. Paulo Pinho. Assim sendo, no dia 8 de abril, logo às 8h30 da manhã, todos os professores receberam orientações para informarem os alunos que, no dia 10 de abril, às 10h00, o CIC iria realizar um Simulacro de Evacuação dos Edifícios. Ainda no dia 8 de abril, às 09h00, também se realizou, na Biblioteca, uma reunião de Delegados e Subdelegados com o Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, e um dos Vogais da Direção Pedagógica, Dr. João Paulo Reis, cujo objetivo foi reforçar a necessidade e as funções de cada um num cenário de evacuação dos edifícios, tal como se veio a verificar no dia 10 de abril.

 

Para além de que o CIC iria realizar um Simulacro no dia 10, também foram reforçadas algumas ideias, tais como a importância de todos colaborarmos e atuarmos com responsabilidade e seriedade. Após este conjunto de orientações, todas as turmas assistiram a um vídeo de um “Simulacro de Evacuação de uma Escola na Madeira”, cujo objetivo foi o de observarem as diferentes atitudes a adotar nestes contextos, bem assim como verificarem as funções de cada um, como, por exemplo, quem são e o que fazem o “Chefe de Fila” e o “Cerra Fila” – o primeiro é o/a Delegado/a de turma, ou Subdelegado/a, que deve indicar o percurso de saída mais próximo e encaminhar a turma por esse percurso até ao ponto de encontro localizado no exterior; o segundo, o professor, a quem compete verificar se nenhum aluno ficou na sala, fechar a porta após a saída e certificar-se de que nenhum aluno da turma sai da fila.

 

Após esta preparação prévia sobre os procedimentos a adotar por cada um, quer individualmente quer coletivamente, no dia 16 de abril, às 10h15 da manhã, os alarmes soaram e a comunidade educativa foi “apanhada de surpresa” com a necessidade de evacuação dos edifícios. Foi então que todos tiveram de colocar em prática todas as orientações e cuidados a ter em situações de emergência.

 

Passados alguns minutos após os alarmes terem soado, os edifícios estavam evacuados, TODOS já se encontravam nos pontos de encontro (junto às “rodas” com árvores ou na parte central do parque automóvel) e os Bombeiros já estavam no CIC para levar a cabo a sua missão.

 

Foi uma excelente oportunidade de testarmos a nossa capacidade de resposta coletiva, bem assim como o nosso plano de segurança reforçando hábitos e procedimentos de segurança a adotar numa situação de emergência.

 

Parabéns para todos os envolvidos: à equipa responsável pela elaboração do Plano de Segurança do CIC e respetiva implementação, bem assim como à disponibilidade dos Bombeiros dos Carvalhos por terem colaborado connosco neste Simulacro, mas principalmente pela presença sempre atenta e disponibilidade em acompanhar o nosso dia a dia. Apesar de ter existido um “ferido ligeiro”, todos estão de parabéns pela seriedade e responsabilidade que colocaram neste “teste surpresa”, visto que a segurança de todos depende das atitudes de cada um.

 

Numa Casa que diariamente é frequentada por, aproximadamente, um milhar e meio de pessoas, é necessário TODOS termos presente a questão da segurança, pois, infelizmente, situações de perigo podem surgir, daí estarmos TODOS conscientes dos comportamentos e atitudes a adotar em situações de emergência – “A Segurança consiste na responsabilidade de saber e agir de maneira correta”.

 

VÍDEO DO SIMULACRO

 

 

CIC

 

GALERIA DE IMAGENS